Topo

MPF no Piauí abre investigação sobre vazamento da redação do Enem

14/11/2014 15h22Atualizada em 14/11/2014 15h43

O MPF-PI (Ministério Público Federal no Piauí) instaurou ontem (13) um inquérito para investigar o suposto vazamento da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado no último domingo (9).

Na quarta-feira (12), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do MEC (Ministério da Educação) responsável pela realização do Enem, recebeu uma denúncia sobre o vazamento. Um candidato do Piauí alega ter recebido o tema de redação horas antes do início do segundo dia de provas.  

Segundo MPF-PI, o objetivo da investigação é, num primeiro momento, detectar a existência da infração. Fato que, se comprovado, já será suficiente para adotar medidas como exigir a anulação da prova ou, ao menos, da redação.

“Sendo confirmado o vazamento (independentemente de que seja o autor, identificado ou não), o MPF expedirá recomendação ao Inep sugerindo a anulação da prova de redação ou de toda a prova do domingo, tudo a depender da extensão do vazamento. Acaso não acatada a recomendação, forçoso o ingresso de medida judicial”, afirmou o procurador da república Israel Gonçalves.

PF também investiga

A PF (Polícia Federal) também abriu ontem um inquérito para apurar a denúncia. Ela apreendeu o celular do estudante e os envolvidos no caso estão sendo ouvidos.

O MPF explica que a sua investigação será realizada em conjunto com a da PF.  “Os procedimentos seguem cada um seu curso, embora, comunguem das mesmas provas a serem obtidas por ambas as instituições”, explicou Gonçalves.

“No âmbito da polícia [federal] foi instaurado inquérito para apurar o aspecto criminal, o  qual tem por finalidade apurar não só a própria existência da infração, mas também a autoria, de modo a responsabilizar criminalmente quem praticou o vazamento”, acrescentou o procurador. “O procedimento policial para tratar algum efeito prático deve confirmar o fato e identificar o autor; para o procedimento do MPF basta, num primeiro momento, apenas a confirmação do vazamento [para tomar uma decisão]."