Topo

Governo da Paraíba entrega 61 mil tablets, mas salas de aula não têm Wi-Fi

Marcelle Souza

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/11/2014 12h17Atualizada em 17/11/2014 12h26

O Governo da Paraíba entregou, desde 2011, 61 mil tablets para alunos e professores da rede estadual de ensino, mas a maior parte das aulas ainda é 'offline'. Isso porque, segundo a própria secretária da Educação, a maior parte dos os alunos só tem acesso à internet nos laboratórios de informática.

"Colocamos o carro na frente dos bois", disse a secretária Márcia de Figueirêdo Lucena Lira, nesta segunda-feira (17), durante o Bett Latin América, evento sobre o uso de tecnologia na educação. A presença de roteadores nas escolas não foi levantado antes que os equipamentos fossem distribuídos, segundo Márcia.

Os tablets foram entregues para 52 mil alunos e 9 mil professores da rede, em  especial para os que estão no 1º ano do ensino médio. O material custou R$ 28 milhões.

"Não foi um desperdício. Eles conseguem acessar conteúdos que já vem instalados nos tablets. Os professores também explicam como buscar as informações na internet, e depois eles consultam em casa ou em outros lugares públicos com acesso à internet", disse a secretária.

O objetivo inicial era que os tablets fossem usados como ferramentas pedagógicas em sala de aula. Os equipamentos são emprestados para os estudantes, que podem levá-los para a casa.

De acordo com a secretária, novos roteadores serão  adquiridos pelo governo, que também está realizando treinamentos com professores. Além do uso em sala, os tablets são  usados para ligar professores e alunos de toda a rede, incluindo em uma plataforma online de cursinho pré-vestibular.

O governo também diz que usa a internet para oferecer programas de pós-graduação para professores das cidades do interior do Estado.