Topo

Para estudar, não importa a idade, diz aluna de 58 que faz pedagogia

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

08/12/2014 05h55

"Não tenho nada a perder estudando, só a acrescentar." Aos 58 anos, Geni Silveira está cursando pedagogia na Universidade Zumbi dos Palmares. Após quase 30 anos tentando terminar o ensino superior, ela voltou a estudar depois três desistências por dificuldades financeiras.

Geni estudou letras um ano e meio no Rio e o mesmo período em Guarulhos. Tentou mais uma vez na cidade da região metropolitana de São Paulo, mas parou em todas as tentativas por falta de dinheiro. Agora com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Geni vai começar a pagar a nova faculdade apenas em 2019.

"Tentei fazer outras faculdades com o Fies, mas iam me cobrar três vezes mais que aqui. Era o preço de um apartamento", lembra. "Ia catar lata, vender sucata para conseguir o valor, mas não faço essa dívida." A mensalidade na Zumbi é de R$ 341,58 segundo o site da instituição.

Ela conta que já trabalhou com diversas atividades: arte gráfica, companhia de seguro, call center e até vendendo panela na rua para uma microempresa de seu ex-marido. "Agora faço serviço voluntário, sou assistente social por conta própria, cuido de animais abandonados e tenho uma veia artística", diz fazendo referência ao fato de estudar música gospel.

A aluna dedicada do segundo semestre de pedagogia descobriu a instituição por meio de um cartaz colado em um poste na região de Santana, na capital paulista, e agora quer ajudar a trazer novos estudantes. "Gostaria de ter um tempo disponível para sair divulgando também porque tem muita gente que queria fazer faculdade e não tem como pagar 350 reais por mês."

Geni quer convencer até a ex-nora a entrar no ensino superior. "Quero que ela volte a estudar. Pode ser aqui na Zumbi mesmo", diz. "Para estudar, não importa a idade. Você pode estar até com 100 anos. Você pode aprender todo dia."