Topo

Agora é a hora de comprar material escolar; veja dicas para economizar

Marcelo Camargo/ABr
Imagem: Marcelo Camargo/ABr

Bruna Souza Cruz

Do UOL*, em São Paulo

09/12/2014 05h07

Dezembro chegou e muitas famílias aproveitam o momento para colocar as contas em dia e definir o orçamento familiar de 2015. Para os que possuem filhos em idade escolar, um dos itens que mais pesam nesse planejamento é a compra do material. Calcula-se que os artigos escolares devem sofrer reajustes em torno de 8% a partir de janeiro, de acordo com a ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares).

Para Ricardo Carrijo, diretor de relações institucionais da associação, a mudança nos preços se deve basicamente a três fatores: elevação dos custos das matérias primas dos materiais escolares ao longo de 2014; reajustes salariais superiores aos índices de inflação em diversas categorias profissionais ligadas ao setor e elevação do valor do dólar, fato que influencia o preço de diversas matérias primas.

Compra antecipada

Diante da preocupação com as mudanças nos preços, algumas famílias garantem a compra do material escolar antes da virada do ano. É o caso de Silvia Fontana, 39, mãe de quatro filhos -- três deles em idade escolar. Ela já garantiu os itens escolares para 2015. A lista de material escolar foi divulgada pela escola no fim de novembro e no mesmo dia ela adquiriu os produtos.

Eu já comprei todo o material de papelaria. Todo ano pego a lista e já compro. Acho que em dezembro é mais em conta. Perto do início das aulas o valor sobe e é um tumulto. Você acaba comprando mais pelo encanto do que pela necessidade”, afirma a assistente administrativa. “Logo que sai a lista eu faço a cotação dos preços em três papelarias. Acho a mais em conta e compro na que estiver mais barata”, acrescenta.

Carla Torres, 44, tem dois filhos (13 e 15 anos) e já se programou para comprar os produtos até o dia 20 deste mês. “Eu costumo comprar antes do fim do ano porque normalmente as coisas sofrem reajustes. Então sempre me organizo, vejo o que tenho e o que eu preciso comprar. Quanto mais perto do início as aulas, mais lotadas estão as lojas”, explica a fisioterapeuta.

Leila Cordeiro, assessora técnica da diretoria de atendimento do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) concorda com as iniciativas das mães e acrescenta que usar parte do 13º salário para esse fim é uma ótima saída para as famílias nesse período de grandes gastos.

“Se os pais puderem fazer a compra [do material escolar] ainda neste ano, acho que vai ter uma boa economia. As empresas acabam aumentando seus preços com a virada do ano. Além disso, elas aumentam porque a procura [pelos produtos] também cresce”, afirma.

Leila reforça que a pesquisa por preços em diferentes lojas é uma prática essencial para as famílias. “A gente sabe que de um lugar par ao outro tem diferença de preço. Por isso, os pais devem sim pesquisar, anotar e escolher a melhor forma de aquisição.”

*Colaborou Marcelle Souza