Fies

PF investiga instituição que usava aluno fantasma para fraudar o Fies

Do UOL, em São Paulo

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (16) uma operação em Fernandópolis (SP) contra fraudes nos programas Escola da Família, do Governo de São Paulo, e Fies (Programa de Financiamento Estudantil), do Governo Federal.

De acordo com a PF, uma instituição de ensino superior da cidade (que não teve o nome divulgado) usava alunos fantasmas para desviar recursos dos programas. Um representante do estabelecimento de ensino foi preso na manhã de hoje.

As fraudes teriam sido realizadas desde 2011, com o desvio de pelo menos R$ 120 mil.

Nesta terça, a PF apreendeu documentos para identificar outras fraudes e verificar envolvidos no esquema.

Os responsáveis poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato, apropriação indébita e peculato. O preso será ouvido pela Polícia Federal e depois será encaminhado ao presídio, onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual de Fernandópolis.

Procurado pela reportagem, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) disse que ainda não foi notificado sobre as investigações da PF. A Secretaria de Educação de São Paulo disse que as denúncias recebidas pela pasta foram apuradas e encaminhadas à Corregedoria Geral da Administração. 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos