Topo

MEC suspende ingresso de alunos em 27 cursos de graduação

Do UOL, em São Paulo

19/12/2014 11h49

O MEC (Ministério da Educação) publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19) a lista com os 27 cursos de graduação que não poderão fazer vestibular para receber novos alunos. As instituições de ensino superior tiveram notas 2 no CPC (Conceito Preliminar de Curso) pelo segundo ano consecutivo, entre 2010 e 2013. Com isso, a qualidade dos cursos foi considerada insatisfatória.

Dos cursos com vestibulares suspensos, seis são de instituições de ensino federais: agronomia na Universidade Federal do Pará; educação física nas Universidades Federais do Acre e de Alagoas; serviço social na Universidade Federal Fluminense; farmácia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná e zootecnia na Universidade Federal Rural da Amazônia.

O CPC é calculado no ano seguinte ao Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e tem como base a avaliação de desempenho de estudantes, formação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. 

Sem autonomia

Com base na nota do CPC, outros 123 cursos tiveram a autonomia suspensa após serem avaliados com a nota 2, considerada insatisfatória. 

Com a medida, as instituições de ensino superior não poderão criar novos cursos, ampliar ou diminuir o número de vagas, elaborar novos programas de pesquisa e atividades de extensão, entre outras práticas.

IGC e Conceito Enade

O MEC divulgou ontem os resultados gerais do IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) e do Conceito Enade, indicadores utilizados pelo MEC (Ministério da Educação) para acompanhar o desempenho do ensino superior. 

O IGC é uma das medidas usadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para avaliar cursos superiores em instituições públicas e privadas. O Conceito Enade é divulgado anualmente e é realizado por estudantes concluintes.