Topo

Contextualizados, dados do Enem por Escola podem ser usados por mais tempo

Do UOL, em São Paulo

22/12/2014 17h28

As informações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por Escola são "pouco perecíveis de um ano para outro" da maneira como estão contextualizadas, afirma o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), José Francisco Soares.

Neste ano, a divulgação dos dados foi feita nesta segunda (22) quando as escolhas de escola para 2015 já foram feitas. 

Esses dados costumam ser utilizados como referencial para escolha da escola de ensino médio -- o índice é apontado, principalmente na publicidade das escolas particulares, como um aval de qualidade. 

O Inep fez modificações na divulgação deste ano, acrescentando média dos 30 melhores alunos por área de conhecimento e a distribuição do percentual de alunos em cinco níveis de proficiência, além das médias. Também trouxe o nível socioeconômico dos alunos da instituição e o percentual de docentes com a qualificação exigida por lei.

Rankings e comparações

Todos os anos, em época de divulgação, o Inep fazia sempre a mesma ressalva: sempre pedia que as notas fossem olhadas com alguns cuidados. O principal deles era que se evitasse comparar a nota de uma escola pública com a de uma escola particular. A melhor análise, sempre dizem os especialistas, é entre instituições com mesmo perfil.

No entanto, não havia critérios que permitissem encontrar as escolas comparáveis entre si -- um problema que Soares tentou minimizar à frente do Inep. Como pesquisador da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Soares já trabalhava com o tema e diz ter encontrado no Inep terreno fértil para a discussão desde que assumiu em fevereiro de 2014.