Topo

Alunos da Uerj tiram a camisa em protesto contra o calor dentro de sala

Universitários protestaram contra o calor e a falta de estrutura da universidade - Reprodução/Uerj da depressão
Universitários protestaram contra o calor e a falta de estrutura da universidade Imagem: Reprodução/Uerj da depressão

Do UOL, em São Paulo

16/01/2015 14h07Atualizada em 16/01/2015 16h10

Um protesto de estudantes da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ganhou repercussão nas redes sociais nesta semana. Por causa do excesso de calor, alunos do curso de engenharia ambiental e sanitária decidiram tirar as camisas durante uma aula de cálculo, realizada na terça (13). 

Além da tentativa de amenizar os efeitos de um dia quente, o objetivo dos universitários foi protestar contra a falta de estrutura da universidade, segundo Matheus Cezario, 22, estudante do primeiro período do curso.

Até o fechamento do texto, uma foto da manifestação já possuía 5.238 compartilhamentos na página "Uerj da depressão", criada para ironizar a rotina dos estudantes e mostrar problemas da instituição.

“Naquele dia o corredor da sala [de aula] estava sem luz. Não tinha ar, não tinha refrigeração, o ar- condicionado não funcionava. A sensação térmica era de 47º. Seria impossível ver a aula nessas condições. Fizemos o protesto para alertar que a faculdade precisa melhorar sua estrutura”, afirmou Cezario.  

“O professor entrou e olhou desconfiado. Ele perguntou o que estava acontecendo e explicamos que com o calor que estava não tinha jeito de ver a aula. Aí ele entendeu”, lembrou o aluno. Cerca de 30 estudantes estavam dentro da sala no dia da manifestação.

Na semana passada, Cezario e seus amigos também tentaram tirar a camisa como forma de protesto, mas a tática não funcionou.

“Foi numa aula de física, num auditório muito arcaico e sem vazão de ar [o ar-condicionado do local não dava conta de amenizar o calor]. Acho que tinha mais de 80 alunos lá. O calor estava grande e decidimos tirar a camisa. Só que os alunos começaram a olhar pra gente com cara feia e colocamos de novo [as camisas]”, explicou. “Mas nessa semana não aguentamos mais tanto calor e tentamos fazer de novo. Deu certo.”

Segundo Cezario, o estranhamento dos colegas de classe na segunda tentativa não foi o mesmo. "Conforme o motivo foi sendo explicado, os alunos foram apoiando. Eu não esperava essa repercussão toda, mas que bom que aconteceu. Quanto mais gente ficar sabendo dos problemas melhor”, concluiu.

“Biquinaço”

Nessa quinta-feira (15), um “biquinaço” foi organizado pelos estudantes da Faculdade de Formação de Professores da Uerj, em São Gonçalo. Durante o evento, os alunos circularam pela universidade  e assistiram aulas vestidos com trajes de banho.