Topo

Quer um ano sossegado na escola? Professores contam como

Ano novo, vida escolar nova: planeje sua rotina de estudos - Shutterstock
Ano novo, vida escolar nova: planeje sua rotina de estudos Imagem: Shutterstock

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 06h30

Aproveite o começo do ano para implantar uma nova rotina de estudos. Planeje, revise, treine. Parece papo de professor? É mesmo. São conselhos de profissionais que, ano após ano, veem seus alunos ficarem desesperados com os períodos de prova.

Para começar, é preciso acabar com a mania de deixar tudo para a última hora. Essa é a opinião de Marco Antônio Barbosa, coordenador pedagógico do Colégio Magnum, de Belo Horizonte. "O jovem, normalmente, tende a resolver só quando aperta. A orientação tem que ser exatamente para romper esse ciclo", afirma.

Com base na programação de aulas dadas, planeje sua rotina. Estipule quantas horas diárias vai-se dedicar para revisar os conteúdos e tente sempre segui-las à risca. "Depois de quinze dias sempre é mais difícil lembrar a matéria. Por isso é importante revisar todos os dias", diz Barbosa.

Carla Litrenta Todaro, professora do 5º ano da Escola Internacional de Alphaville (SP), orienta que os estudantes devem também aproveitar ao máximo o momento da aula, prestando atenção no professor e deixando as conversas de lado: "Assim, o aluno já economiza tempo de estudo em casa."

Acostume-se a fazer anotações das aulas. Elas podem se tornar um guia de estudos na hora das revisões. "Tem aluno que aprende mais por meio das imagens e outros pelas notas", lembra Barbosa. Por isso, abuse também de esquemas. Em casa, faça exercícios para fixação e antecipe as próximas aulas, lendo sobre o tema que será abordado.

Outra boa maneira de estudar é ensinando. "Quando você está ensinando alguma coisa que você sabe, está organizando todo o seu pensamento e raciocínio, e é uma forma de revisão", lembra Carla. Por isso, participe de algum grupo de estudo.

Para relaxar, realize atividades extracurriculares, como aulas de música, esportes ou voluntariado, e não deixe de descansar. "Ter boas horas de sono é fundamental. As pesquisas já garantem que sua memória vai trabalhar muito melhor quando você está bem descansado", diz a professora Carla, de Alphaville.