Topo

Aluno em escola nova? Quanto mais informação, melhor para a criança

Alunos do Colégio Humboldt, em São Paulo, participam de atividade de volta às aulas  - Divulgação
Alunos do Colégio Humboldt, em São Paulo, participam de atividade de volta às aulas Imagem: Divulgação

Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

29/01/2015 06h00

O começo do ano letivo gera ansiedade para todo mundo, mas a sensação é ainda mais aguda para os estudantes matriculados em uma nova escola.

De acordo com os especialistas ouvidos pelo UOL, quanto mais informação mais calmo o aluno vai ficar. Para isso, vale visitar a escola antes do início das aulas, conversar com quem já conhece o colégio e tentar explicar ao máximo sobre a decisão.

“É importante que a criança saiba tudo relacionado a ela e a sua nova escola, até mesmo para evitar ansiedades e sentimentos irreais no momento de espera”, afirma Cláudia Fernanda Venelli Razuk, coordenadora do Colégio Itatiaia.

Ela recomenda que os pais conversem com a criança sobre o que vai encontrar nesse novo ambiente e apresentem, sem exageros, os pontos positivos da escola. “Esse exagero, para a criança, pode ser entendido como ansiedade dos pais”, diz Razuk. “Se a criança está demonstrando tranquilidade com a situação, não há porque se preocupar.”

Mas se ela não está tão segura, os especialistas dizem que vale conversar com outras crianças que já conhecem o colégio e bater um papo com a equipe pedagógica. 

Sem traumas, o que era ansiedade pode se transformar em uma série de experiências diferentes e um grupo de novos amigos. “Independente da idade, demonstrar confiança e alegria com a escolha da nova escola é a melhor maneira da família contribuir para a adaptação dos filhos”,  afirnaTeresa Bonilha, orientadora educacional da do Colégio Visconde de Porto Seguro