Topo

Em resposta à má conduta de alunos, Dartmouth proíbe destilados em festas

Richard Pérez Peña

Do The New York Times

29/01/2015 20h07

Após uma série de comportamentos impróprios de estudantes que mancharam a reputação do Dartmouth College, seu presidente anunciou na quinta-feira uma proibição de destilados em festas, e ameaçou fechar as fraternidades ou outros grupos que fracassarem em "elevar, e não denegrir, a experiência de Dartmouth".

Em um discurso no campus de Darthmouth, em Hanover, New Hampshire, para estudantes, funcionários e ex-alunos, Philip J. Hanlon, o presidente, disse que a faculdade criaria novos espaços para atividade social como alternativas às fraternidades e irmandades, daria ao corpo docente um papel maior na vida residencial e forneceria aos alunos um treinamento mais extenso para prevenção de abusos sexuais. Mas grande parte de seu discurso foi dedicado ao álcool e às fraternidades e irmandades.

"Na maioria dos transportes médicos causados por álcool, é o consumo de destilados –em vez de apenas cerveja ou vinho– que leva os estudantes a um hospital", disse Hanlon, de modo que "destilados não serão servidos em eventos abertos ao público, seja um evento patrocinado pela faculdade ou por organizações estudantis".

A diretoria disse que a proibição se aplicará a qualquer destilado que tenha teor alcoólico de 15% –pouco mais do que a maioria dos vinhos– ou mais, e entrará em vigor quando as aulas recomeçarem em 30 de março, após o recesso de primavera. Hanlon disse que a faculdade também aumentará as penas para pessoas que fornecerem álcool a menores e a qualquer estudante de posse de destilados, mas não ofereceu detalhes.

Hanlon chegou a Dartmouth em meados de 2013, depois que o campus foi abalado por vários casos de má conduta provocada por álcool, incluindo abuso sexual, trotes de fraternidade e insultos raciais. No ano anterior, um estudante de Dartmouth chamou atenção nacional com um artigo no jornal estudantil sobre as práticas de sua fraternidade, incluindo "nadar em uma piscina infantil cheia de vômito, urina, fezes, sêmen e alimentos podres".

Após analisar os problemas, os administradores de Dartmouth citaram a prevalência do "pré-jogo", se intoxicar antes de uma festa, frequentemente com doses de destilados de alto teor alcoólico. Eles reconheceram que reprimir essa atitude em reuniões privadas será muito mais difícil do que policiar festas.

Dartmouth elaborará códigos de conduta, não apenas para os estudantes, mas também para as fraternidades e outros grupos.

"As organizações que optaram por não atender esses padrões mais altos não farão parte de nossa comunidade", disse Hanlon. E apesar dele não estar inclinado a proibir as fraternidades e irmandades, ele disse, "se elas como um todo não promoverem uma reforma significativa duradoura, nós reveremos a continuidade delas em nosso campus".

As fraternidades e irmandades tendem a dominar a vida social de Dartmouth. Mais da metade dos estudantes ingressa em uma fraternidade ou irmandade, e outros espaços para eventos sociais são seriamente limitados –uma condição que a faculdade diz que consertará.

Em uma entrevista, Hanlon disse: "Isso acabará exigindo a construção de instalações adicionais".

Em abril do ano passado, Hanlon prometeu uma ampla reforma da vida no campus, declarando: "Nós não podemos mais permitir que a faculdade seja atrapalhada por uns poucos que erroneamente escondem comportamentos prejudiciais por trás da ilusão de exuberância juvenil".

Ele elogiou as fraternidades e irmandades pelas medidas que tomaram recentemente, como acabar com a prática de admissão de membros com base probatória (que os críticos dizem ser um convite para trotes) e exigindo que cada fraternidade ou irmandade tenha conselheiros ativos do corpo docente de ambos os sexos.

Seu antecessor, Jim Yong Kim, deu início a esforços monitorados atentamente para mudar a cultura do campus, incluindo alguns voltados a coibir o abuso de álcool. Eles fizeram uma diferença, disse Hanlon, mas agora a faculdade precisa ir além.

A partir do segundo semestre, os novos estudantes de Dartmouth serão designados a um dos seis conjuntos de dormitórios e permanecerão naquele conjunto durante todos seus anos universitários. Cada conjunto contará com membros do corpo docentes e estudantes formados vivendo nele. O sistema, parecido com o usado em Yale, Harvard e outros lugares, é uma tentativa de promover laços comunais.

"Faculdades e universidades por todo o país enfrentam as questões que detalhei hoje", disse Hanlon. "Nós não somos os únicos as enfrentando. Mas vamos tomar a iniciativa de dizer 'basta'."