Topo

Sistema do Fies é reaberto com problemas e alta demanda de estudantes

Reuters

23/02/2015 17h03

O site para inscrições no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) foi reaberto nesta segunda-feira, apesar de alguns problemas de conexão, informou o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Com a alta demanda, muita gente está tendo dificuldades, disse a entidade, que pediu paciência e um pouco de insistência dos estudantes para acessar o site. O FNDE não especificou o número de pedidos de financiamento já recebidos.

Pelo Twitter, alguns estudantes relatam problemas de conexão no site do MEC. "Desisto do Fies hoje, 1h direto s/ conseguir sair da página inicial do site", disse Thiago Pessetti na rede social.

Já Yassui Fortes também enfrentou alguns problemas no site, mas depois de algumas horas comemorou o cadastro. "Finalmente! Por, enquanto, beleza. Agora vem mais burocracia por ai....", disse, também pelo Twitter.

O governo federal estabeleceu a reabertura do programa de financiamento nesta segunda-feira, com pedidos podendo ser feitos até 30 de abril. Junto com a reabertura, o governo alterou algumas das novas regras do Fies nesta segunda-feira, estabelecendo validade apenas para este ano.

Associações de empresas do setor esperam pedidos de cerca de 500 mil estudantes no primeiro semestre deste ano. Em 2014, o desembolso do Fies chegou a quase 14 bilhões de reais para 1,9 milhão de estudantes, segundo dados do FNDE.