Topo

Com cortes no orçamento, UFMG suspende pagamento de contas de luz e água

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

05/03/2015 20h10

A direção da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) determinou a suspensão do pagamento das tarifas de água e luz, além de redução nos gastos com limpeza, vigilância e portarias de suas unidades.

De acordo com nota, assinada pelo reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, a instituição foi forçada a economizar 33% dos gastos neste ano por conta do decreto 8.389/2015 da presidente Dilma Rousseff, que impôs restrições à execução orçamentária dos órgãos públicos federais, até que seja aprovado o orçamento de 2015, restringindo o limite mensal de execução financeira da UFMG em 1/18 avos.

Na nota, o reitor diz ainda que o decreto “agrava a situação financeira, instalada nos meses de novembro e dezembro de 2014, nos quais houve redução substancial no repasse de recursos destinados às universidades federais”. O corte, de acordo com a universidade, foi de R$ 30 milhões. 

O reitor afirmou ainda que a suspensão do pagamento das tarifas de água e luz e a redução dos serviços de limpeza, vigilância e portaria “objetivam garantir o pagamento de bolsas e a execução de projetos acadêmicos”.

Na nota, o reitor alega que foram feitos cortes adicionais no contingente de pessoal ligado à administração central da universidade, “com o intuito de preservar os projetos acadêmicos e viabilizar a manutenção dos serviços essenciais ao funcionamento da instituição".

Procurada pelo UOL, a assessoria da UFMG disse que, além da nota dirigida à comunidade universitária, não haveria comentários ou detalhamentos sobre a questão por parte da reitoria.

A assessoria da Copasa, estatal responsável pelo abastecimento de água na universidade, não foi localizada para comentar a suspensão dos pagamentos. Já a assessoria da Cemig, estatal responsável pelo fornecimento de energia elétrica, informou que não comenta ou fornece informações sobre clientes.