Topo

Sem verba do governo, creches de Brasília fazem protesto e entram em greve

Edgard Matsuki/UOL
Imagem: Edgard Matsuki/UOL

Edgard Matsuki

Do UOL, em Brasília

11/03/2015 18h50

Sem salários desde janeiro deste ano e sem receber o repasse de verbas do governo do Distrito Federal, cerca de 70 pessoas (funcionários e pais de alunos de duas creches localizadas na Asa Norte, região central de Brasília) realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (11) e entraram em greve até que recebam cerca de R$ 1 milhão.

Ao todo, 385 crianças de 4 meses a 4 anos ficarão sem creches. De acordo com a secretária da rede, Maria Isabel Rodrigues, a paralisação se dá por causa de dinheiro para a manutenção de serviços básicos como a refeição das crianças e limpeza de salas e banheiros no primeiro quadrimestre deste ano. “Estávamos seguindo as atividades até agora por causa, principalmente, de doações e ajuda dos pais”, diz

Além disso, Isabel relata que funcionários enfrentam problemas financeiros por causa da falta do dinheiro: “Tem funcionário que está quase sendo despejado. E desde a gestão anterior estamos enfrentando atraso após atraso de pagamentos de funcionários”, afirma.

Miguel, 3, brinca sozinho em creche que entrou em greve no DF - Edgard Matsuki/UOL - Edgard Matsuki/UOL
Miguel, 3, brinca sozinho em creche que entrou em greve
Imagem: Edgard Matsuki/UOL

Com a rede sem receber alunos, apenas uma criança estava na unidade localizada na quadra 507 Norte. Era Miguel, filho da estudante de pedagogia Camila Inara Silva. A mãe da criança participou do protesto e ainda não sabe o que fazer se a escola continuar fechada.

Eu estudo pela manhã e trabalho à tarde. Se não conseguir botar a criança na creche, não sei como fazer. Por enquanto, o meu filho vai ficar com a madrinha. Além de ser totalmente fora de mão, a gente fica preocupado e isso atrapalha a rotina dele. Já é difícil de conseguir uma vaga em creche, aí quando consegue a gente fica nessa luta”, diz.

Camila fala que a maioria dos pais acaba botando a culpa nos professores por pararem e isso faz o apoio à greve ser pequeno. “A maioria não entende que é o governo que não repassa o dinheiro. Aí, eles acabam ficando irritados com creche. Mas não dá para trabalhar sem receber”, diz.

Repasse deve sair até dia 20

As duas creches, que contam com 104 funcionários, não são as únicas que estão sem o dinheiro do repasse do GDF. Ao todo, 8 das 60 creches conveniadas (mantidas pelo governo) ainda estão sem o repasse de verbas relativo a esse ano.

De acordo com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o déficit vem da gestão anterior e o governo está tentando quitar as dívidas. “A previsão máxima é de que até o dia 20 de março, a Instituição Cruz de Malta receberá o repasse”.

Isabel se diz cética em relação à promessa: “Não é a primeira vez que prometem pagamento e não nos repassam. Vamos ficar parados até que o governo nos pague”. Funcionários da creche falaram que se ficarem sem verba até o dia 20, farão novos protestos.