Topo

Após vídeo de tráfico de drogas, diretório acadêmico será fechado na UFMG

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

30/03/2015 16h11

A sala do Diretório Acadêmico da Fafich (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), será fechada e festas no local estão suspensas por tempo indeterminado.

Além disso, ficou decidido que o diretório será transferido para um local “mais visível’ do prédio, localizado nas dependências da universidade, situada na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

A determinação foi tomada em reunião extraordinária da Congregação da Fafich, nesta segunda-feira (30), depois que vídeo contendo imagens de suposto consumo e tráfico de drogas no local foi veiculado pela TV Alterosa, afiliada do SBT em Belo Horizonte, na sexta-feira passada (27). No momento da filmagem, ocorria uma festa no recinto.

Entre outras medidas, há uma que determina a criação de sindicâncias para apurar “responsabilidades em relação ao suposto tráfico de drogas, atos de violência e assédio e depredação do espaço público”. No entanto, não foram informados a data do início das sindicâncias nem o prazo que elas terão para serem concluídas.

O documento emitido pela assessoria da UFMG ainda traz que os Centros Acadêmicos serão mantidos em funcionamento, mas “propondo a discussão das condições e responsabilidades dos CA’s, objetivando a revitalização desses espaços”.

Será realizada uma audiência pública, no dia 8 do mês que vem, com todos os segmentos da comunidade acadêmica da Fafich.

Conforme o comunicado, o retorno das festas ao local ficará condicionado a “critérios e condições” que serão avaliadas pela Congregação da Fafich.

Por fim, o texto revela que a segurança no local será incrementada com o aumento do efetivo de seguranças e melhoria nas condições de iluminação, além da ampliação do horário dos serviços. Outra medida aponta para a necessidade de pintura externa e interna do prédio da Fafich.

O UOL não conseguiu contato com representantes do Diretório Acadêmico, mas em sua página no Facebook, os responsáveis se posicionaram contra o fechamento da sala, bem como exigiram uma audiência pública com o diretor da unidade, identificado como sendo Fernando Filgueiras. Eles pleiteiam uma segurança humanizada e “dirigida a proteger pessoas”.

Muitos estudantes se concentraram, pela manhã, na porta onde estava sendo realizada a reunião extraordinária da Congregação da Fafich.