Topo

Professores protestam no Rio contra falta de merenda e má infraestrutura

Maria Luisa de Melo/UOL
Imagem: Maria Luisa de Melo/UOL

Maria Luisa de Melo

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/04/2015 18h51

Com reclamações sobre falta de merenda e péssimas condições de infraestrutura, professores da rede pública do Rio de Janeiro fazem uma paralisação de 24 horas e se reúnem na escadaria da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio), na tarde desta quarta-feira (1) para uma aula pública. Depois O grupo seguirá em caminhada pelas ruas do Centro.

A iniciativa, segundo os organizadores da manifestação, é uma tentativa de chamar atenção para os problemas enfrentados em toda a rede diante da crise financeira que atravessa o estado do Rio de Janeiro.

"Não vamos aceitar cortes na educação pública. Temos várias escolas onde está faltando merenda porque o governo não pagou fornecedores. Outras sofrem com problemas de infraestrutura como alagamentos. Há necessidade de se reverter esse quadro", aponta Martha Moraes, do Sepe (Sindicato dos Profissionais da Educacao).

Segundo ela,  o governo estadual se comprometeu, na semana passada, a fazer os pagamentos às empresas fornecedoras.

Aluno de colégio da Baixada Fluminense,  Lucas Santos, 15 anos,  aponta a importância da manutenção da merenda principalmente para os alunos que moram longe do colégio. "Desde o final do ano passado soubemos que a direção do colégio está comprando merenda fiado por falta de recursos. E a alimentação dos alunos no colégio é muito importante.  Há quem só se alimente na escola, que hoje dá almoço,  lanche e janta. Isso não pode acabar", opina o aluno do CIEP 201 Aarao Steinbruch,  de Duque de Caxias.

Depois da aula pública,  os professores seguirão da Cinelândia até a Candelária em passeata.