Topo

Alunos são atacados por cachorros abandonados no campus da UFRJ

Rebeca Leite, de 20 anos, foi atacada por uma matilha de cães no campus da UFRJ - Maria Luisa Melo/UOL
Rebeca Leite, de 20 anos, foi atacada por uma matilha de cães no campus da UFRJ Imagem: Maria Luisa Melo/UOL

Maria Luisa de Melo

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/04/2015 18h05

Quando se mudou para o alojamento da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, no início deste ano), a estudante maranhense de relações internacionais Rebeca Leite, de 20 anos, não imaginava que seria mais uma vítima de uma matilha abandonada na Cidade Universitária, zona norte da capital fluminense.

No último dia 4, enquanto saía do alojamento para almoçar, foi cercada por seis cães abandonados. O ataque foi inevitável. "Enquanto um latiu, o outro já me deu logo uma bocada. E o pior é que são animais que ficam largados, não sabemos se são vacinados ou tem alguma doença”, conta ela enquanto aponta para os ferimentos deixados em uma de suas pernas.

Segundo alunos que também vivem no alojamento, outro estudante foi atacado há menos de um mês.

“Há vários cachorros que são abandonados aqui na UFRJ e ficam dormindo próximo ao Corpo de Bombeiros. Quando alguém se aproxima, ou simplesmente passa por eles, os bichos atacam. São bem agressivos e atacam até quem se aventura a botar comida para eles”, relata Rebeca.

Aluno do curso de química industrial e também morador do alojamento universitário, Hércules Silva conta que escapou por pouco de um ataque da mesma matilha. “Há três semanas, deixei uma toalha cair pelo varal da janela que fica nos fundos do alojamento. Quando desci para pegar, tinha uns dez cachorros lá. Começaram a latir e vir na minha direção. Mas eu não corri e fiquei paradinho. Por isso, não fui atacado”, conta.

“Existe uma campanha dentro da Universidade para evitar que novos animais sejam abandonados aqui no Fundão. Há vários cartazes espalhados informando que abandono de animais é crime. Mas de nada adianta, porque não existe nenhuma fiscalização por parte da reitoria. Os alunos estão muito vulneráveis. Já procuramos a reitoria várias vezes, mas nada é feito”.

Procurada pelo UOL, a reitoria não respondeu às solicitações sobre fiscalização para evitar que novos cães sejam abandonados na Cidade Universitária, nem sobre a vacinação dos animais já abandonados. Também não houve resposta sobre medidas a serem adotadas para evitar novos ataques.