Topo

OAB vai permitir uso de roupas religiosas no Exame da Ordem

Charlyane Souza, 29, foi ameaçada de eliminação no exame da OAB por usar véu - Arquivo Pessoal
Charlyane Souza, 29, foi ameaçada de eliminação no exame da OAB por usar véu Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 20h18

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) irá passar a permitir o uso de roupas religiosas nas salas de prova do Exame da Ordem. A decisão acontece após uma candidata ter passado constrangimento por usar véu muçulmano.

Segundo o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, será determinado à banca examinadora contratada para aplicar o Exame de Ordem que altere os termos dos futuros editais.

Charlyane Souza, 29, foi retirada da sala e ameaçada de eliminação no exame realizado no dia 15 de março deste ano. "Eu fiquei totalmente constrangida, não consegui mais fazer o exame e, apesar de ter estudado muito, não fui aprovada", contou a estudante à epoca.

O item do edital de abertura do exame que trata do porte de objetos dizia que seria eliminado o examinando que for surpreendido durante a prova portando aparelhos eletrônicos diversos "ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc", mas nada falava sobre a vestimenta.

Sobre o caso, a OAB afirmou que o edital do exame previa a "vedação ao uso de quaisquer acessórios de chapelaria", porque existem dispositivos que permitem a comunicação entre pessoas, o que é proibido.

Além da permissão de vestimentas religiosas, o Conselho Federal da OAB irá vedar aos fiscais que façam perguntas aos candidatos sobre a sua origem religiosa, social ou ainda de informação sobre a sua intimidade. “Os fiscais só tem uma obrigação: a de verificar se está havendo cola ou não”, disse Marcus Vinicius.