Topo

Escola é invadida pela 5ª vez em um mês em Uberlândia (MG)

Divulgação
Imagem: Divulgação

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

22/04/2015 18h54Atualizada em 23/04/2015 10h05

A escola municipal Orlanda Neves Strack, localizada na zona norte de Uberlândia, a 537 km de Belo Horizonte, foi invadida três vezes por bandidos durante o feriado prolongado de Tiradentes (21). Segundo os funcionários, essa é a quinta vez que a escola é furtada em 30 dias.  

A direção da escola só tomou conhecimento do último furto, que teria sido no início da noite de ontem (21), hoje pela manhã quando chegou para trabalhar e viu a porta e os vidros da janela, que dão acesso à secretaria e a sala da direção, quebrados. Além disso, os armários dos professores também foram danificados.

Dessa vez, os bandidos levaram seis computadores, um aparelho de datashow, cinco câmeras de vigilância que são de uma empresa terceirizada, o botijão de gás e a comida, suficiente para duas semanas, que estava na despensa e seria usada para o lanche dos estudantes. As aulas no período da manhã foram suspensas.

Uma testemunha, que pediu para não ter o nome revelado, disse ao UOL que os bandidos derramaram leite dentro do armário dos professores e jogaram a carne, suficiente para três semanas, em um terreno baldio ao lado da escola.“Foi um choque ver como a escola ficou: tinha sacos de arroz espalhados pela quadra esportiva e a impressão que tive é que tudo foi por pura maldade”, disse.

Outros furtos

Ontem foi a segunda vez em 20 dias que os bandidos levam as câmeras instaladas na escola. O primeiro foi no dia 30 de março, quando quatro câmeras foram furtadas durante a noite. Segundo o boletim de ocorrência da PM, cinco grades de proteção foram danificadas para que as câmeras fossem arrancadas.

O primeiro registro no feriado foi no dia 18 quando os policiais foram chamados no local pela vice-diretora da escola, Ângela Maria Soares de Faria. Ela disse aos policiais ter recebido uma denúncia de que o local tinha sido invadido e foi até a escola na companhia do marido. Ao perceber os sinais de arrombamento, ligou para a PM.

A escola municipal Orlanda Neves Strack, localizada na zona norte de Uberlândia, foi invadida três vezes por bandidos durante o feriado prolongado de Tiradentes. Segundo funcionários, essa é a quinta vez que a escola é furtada em 30 dias - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Neste dia foram levadas cinco calculadoras, um aparelho de DVD, um microfone de mão e dois microfones sem fio. O prejuízo avaliado pela direção da escola e pela Secretaria Municipal de Educação é de aproximadamente R$ 20 mil, apenas nos dias 18 e 21 de abril.

Segundo outra testemunha, que também teve medo de revelar o nome, o número expressivo de furtos na escola começou após os vigilantes terem sido mandados embora e as câmeras instaladas. 

“Estou aqui há muito tempo e percebíamos furtos pequenos e sem violência, mas agora tem sido frequente e cada vez pior. A escola precisa de segurança, não tem nem cerca nos muros. Qualquer um pode pular”, afirmou.

A polícia informou que seis pessoas foram detidas apontadas como envolvidas nos furtos. Entre elas quatro adolescentes entre 15 e 17 anos e dois maiores, de 18 e 19 anos. 

Em nota enviada na manhã de hoje, a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas foram retomadas no período da tarde e que já foram tomadas todas as medidas cabíveis para solucionar o problema da escola ainda nesta semana.

Ainda segundo a nota, a empresa responsável pelo videomonitoramento já está retomando o sinal das câmeras que foram afetadas e deverá disponibilizar as imagens para a investigação dos fatos. Sobre a contratação de vigilantes para a escola ou aumento na segurança, a secretaria não se pronunciou.