Topo

Ministro pede 'calma' a alunos que ainda não conseguiram renovar o Fies

O ministro Renato Janine Ribeiro participa do programa "Bom Dia, Ministro", da EBC - Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro Renato Janine Ribeiro participa do programa "Bom Dia, Ministro", da EBC Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil

Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

23/04/2015 09h23Atualizada em 23/04/2015 12h08

Durante participação nesta quinta-feira (23) no programa “Bom Dia, Ministro”, da rádio EBC, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, pediu calma aos estudantes que ainda não conseguiram renovar os contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O sistema encerra as inscrições no dia 30 de abril.

“O sistema está andando de forma eficiente. Fiquem calmos, todos os problemas serão resolvidos”, disse. “Com a preocupação das pessoas, começa a ter acessos em demasia, e o sistema às vezes cai”, informou. Segundo o ministro, os candidatos que tiverem dificuldades devem ligar para o número 0800 616161.

“Não é caso de alarde, não é caso de ninguém ficar o dia todo na frente de computador”, afirmou. Janine Ribeiro ainda destacou que em alguns momentos a lentidão no sistema do Fies é causada por hackers.

Na quarta-feira (22), o MEC informou que dos 1,9 milhão de contratos ativos do Fies 296 mil estudantes ainda não renovaram os contratos. Apesar disso, Janine Ribeiro disse que o ministério ainda não trabalha com a possibilidade de prorrogação do prazo de inscrições do Fies. “Esperamos que tudo se resolva até o dia 30”, disse o ministro. Se houver problemas, informou, o ministério vai reavaliar o prazo de inscrições.

Enem

Sobre a realização de uma versão online do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o ministro disse que não há previsão para que o novo sistema seja implantado neste ano. “A primeira edição nós estamos pensando em abrir sobretudo para treineiros”, informou, sobre a possibilidade do novo modelo ser testado entre os estudantes que não fazem o Enem valendo nota.

Janine Ribeiro também informou que o ministério estuda a implantação de uma plataforma única para o cadastro no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies, já que todos usam a nota do Enem.