Topo

Estudante cria jogo inspirado em confronto entre PM e professores no PR

Reprodução
Imagem: Reprodução

Fabiana Maranhão

Do UOL, em Curitiba

05/05/2015 10h53Atualizada em 05/05/2015 16h57

Um estudante de Londrina (PR) criou um jogo inspirado no confronto entre policiais militares e professores, que ocorreu durante manifestação na última quarta-feira (29), em Curitiba, e que deixou centenas de pessoas feridas.

O game, disponibilizado na internet na manhã segunda-feira (4), foi batizado de "Rixa, o jogo" pelo estudante de publicidade Jonathan Soares, 18. O jogador é uma professora que tenta fazer protesto sem ser atingida por balas de borracha e mordida por cães.

Nas redes sociais, internautas comentaram sobre a dificuldade do game. "Não durei nem meio segundo, e o cachorro já tava lá roendo minha perna", postou Luísa Salviano. "O jogo é dificil, mas deve tá mais fácil ainda que protestar em Curitiba", criticou Murilo Coradini.

"Rixa quer dizer discórdia, briga, confusão entre duas ou mais pessoas. Qualquer semelhança fonética [com nome do governador, Beto Richa (PSDB)] é mera coincidência", ironizou o estudante. Segundo ele, o jogo teve cerca de 30 mil acessos em pouco mais de 24 horas.

Por causa da quantidade de acessos, o jogo ficou fora do ar ao longo da manhã de hoje, mas voltou a funcionar à tarde. A reportagem do UOL testou o game e só conseguiu livrar a professora da violência por 11 segundos.

Entenda a greve

Os professores da rede estadual do Paraná estão em greve desde 27 de abril porque são contrários a uma mudança no sistema de previdência dos servidores do Estado. Apesar da paralisação e diversos protestos, o projeto de lei que altera o Paranaprevidência foi aprovado na quarta (29) pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Beto Richa (PSDB) no dia seguinte.

O Paranaprevidência é composto pelos fundos Militar, Financeiro e Previdenciário. Com a nova lei, o governo transfere 33,5 mil beneficiários do Fundo Financeiro, que é bancado pelo governo, para o Previdenciário, arcado por contribuições dos servidores.