Topo

Após confronto, secretário de Educação pede demissão no Paraná

Fabiana Maranhão

Do UOL, em Curitiba

06/05/2015 12h52Atualizada em 12/05/2015 13h56

Quase uma semana após confronto entre policiais militares e professores em Curitiba, o governo de Beto Richa (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (6) a saída do secretário de Educação. Segundo a comunicação do governo, o secretário pediu demissão "por questões pessoais".

Fernando Xavier assumiu a pasta no começo do ano. Engenheiro de profissão, ele atuou durante anos no setor de telefonia, tendo presidido a Telebrás (Telecomunicações Brasileiras S.A), a antiga Telepar (Telecomunicações do Paraná S/A) e a Telefônica.

Quem deve assumir a pasta é Ana Seres Trento Comim, que era superintendente da Secretaria de Educação.

Na última quarta-feira (29), a Polícia Militar reprimiu, com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, manifestação de professores, servidores e estudantes, deixando saldo de centenas de feridos.

Ontem, os professores aprovaram a continuidade a greve, que começou no dia 25. A categoria é contra as mudanças na Paranáprevidência, fundo previdenciário dos servidores públicos paranaenses. O projeto de lei que autoriza as mudanças foi aprovado pelos deputados estaduais e sancionado pelo governador Beto Richa (PSDB) na semana passada.

Na segunda-feira (1º), Richa jogou a responsabilidade pelo que aconteceu para cima da Polícia Militar. "Não tem justificativa. Nós lamentamos, as imagens são terríveis. Nunca imaginávamos que ia acabar nisso", declarou ele.