Topo

Polícia decide investigar caso de menina que levou raticida para a escola

A aluna de nove anos acreditava se tratar de confeito para bolos ou ração para peixes e distribuiu a substância para os colegas durante o recreio - Secretaria Municipal de Educação/Avaré
A aluna de nove anos acreditava se tratar de confeito para bolos ou ração para peixes e distribuiu a substância para os colegas durante o recreio Imagem: Secretaria Municipal de Educação/Avaré

Wagner Carvalho

Do UOL, em Bauru

27/05/2015 12h23Atualizada em 27/05/2015 12h23

A Polícia Civil de Avaré (a 269 km de São Paulo) aguarda o laudo da perícia que pode comprovar ou descartar que 15 crianças, com idade entre nove e 10 anos, consumiram veneno para matar ratos em uma escola no município para investigar o fato.

Caso o laudo comprove que se trata de uma substância tóxica conhecida popularmente como "chumbinho", o delegado Osmar Filho, titular do 1º DP, que assumiu o caso nesta terça-feira, vai investigar para tentar identificar aos responsáveis pela ocorrência. De acordo com o delegado, o laudo deve sair na semana que vem.

Inicialmente o boletim de ocorrência foi registrado como não criminal e classificado como uma "brincadeira de criança" pelo delegado plantonista Levon Junior, porém o caso ganhou novas proporções.

O fato aconteceu durante o recreio na segunda-feira (25), na escola Professora Norma Lília Pereira, no bairro Chácara Tinoco. Uma aluna de nove anos, do 4º ano do ensino fundamental, levou para escola o que acreditava se tratar de confeito para bolos ou ração para peixes. De acordo com o delegado Osmar Filho, não foi a menina quem distribuiu para os colegas, mas sim outro aluno, também de nove anos.

Quinze crianças, com idade entre nove e dez anos, passaram mal e foram levadas às pressas para o pronto-socorro com suspeita de intoxicação. Elas passaram por processo de lavagem estomacal, ficaram em observação por cerca de seis horas e depois foram liberadas.

Orientados pelo Conselho Tutelar, que acompanhou o caso, os pais registraram boletim de ocorrência.

“Caso se confirme que o que as crianças consumiram trata-se mesmo desse produto, vamos investigar de quem foi a responsabilidade pela garota ter tido acesso dentro de casa a esse tipo de veneno produzido clandestinamente no Brasil”, afirmou o delegado.

Osmar Filho conta que, em caso de confirmação, pretende ouvir os pais das crianças que ingeriram o produto, a mãe e a menina que levou o veneno para escola, além de funcionários da instituição de ensino e dos responsáveis pela Vigilância Sanitária na cidade.

“Vamos querer saber por que a mãe da criança possuía esse produto armazenado em casa, de quem ela comprou ou se até ela é responsável pela comercialização clandestina na cidade”, explica o delegado. O artigo 278 do Código Penal trata do emprego de substância não permitida nociva à saúde e sua distribuição. A pena para o crime varia de um a três de reclusão.