Topo

Professores em greve ocupam sede do governo de Sergipe

Cerca de 25 professores em greve se algemaram na sede do governo de Sergipe - Divulgação/Sintese
Cerca de 25 professores em greve se algemaram na sede do governo de Sergipe Imagem: Divulgação/Sintese

Paulo Rolemberg

Do UOL, em Aracaju

27/05/2015 21h01

Um grupo de professores da rede estadual de Sergipe ocuparam no início da tarde desta quarta-feira (27) o Palácio de Despachos, sede do governo do Estado, em Aracaju (SE). Em protesto, cerca de 25 professores se algemaram e garantem que só deixarão o local quando o governador do Estado, Jackson Barreto (PMDB), apresentar uma proposta concreta. Os profissionais da educação estão em greve desde o último dia 18 e reivindicam o reajuste nacional do piso que é de 13,01%.

“As algemas foram usadas como símbolo para dizer ao governo que os professores não são marginais”, disse a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTESE), Lúcia Barroso. Durante a ocupação do prédio, o vice-governador, Belivaldo Chagas (PSB), recebeu membros da comissão de negociação do SINTESE e tentou negociar a saída dos professores do Palácio, mas não foi atendido.

Na conversa entre o vice-governador e a comissão foi exposto que a proposta dos professores só poderão ser analisadas pelo Governo após a publicação do relatório financeiro do primeiro quadrimestre de 2015. Uma reunião entre o governador e a equipe econômica está marcada para o início da próxima semana, enquanto isso, garantem os professores, permanecerão no Palácio e algemados.

Greve ilegal

O Tribunal de Justiça de Sergipe decretou na última sexta-feira, 22, a ilegalidade da greve, após uma ação impetrada pelo Governo do Estado, mesmo assim, os professores decidiram manter a greve. A multa diária é de R$ 10 mil por descumprimento da decisão judicial.