Topo

Eleição de DCE da PUC em Belo Horizonte termina em pancadaria

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

03/06/2015 18h26Atualizada em 03/06/2015 19h49

A realização das eleições para escolha da nova diretoria do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) resultou em pancadaria entre os participantes. O pleito ocorreu na noite desta terça-feira (2) no campus localizado no bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste de Belo Horizonte.

Em um vídeo, é possível observar estudantes contrários à eleição se confrontarem com homens que seriam seguranças contratados pela atual direção da instituição estudantil.

A PM (Polícia Militar) foi acionada e, segundo o boletim de ocorrência, os envolvidos relataram agressões com socos e pontapés. As vítimas, no entanto, não souberam apontar quem foram os agressores e alegaram que o tumulto foi generalizado. Também houve depredação do patrimônio público, além da perturbação da ordem.

Liminar

Segundo a assessoria da corporação, a pessoa que solicitou a presença da PM no local apresentou aos policiais uma liminar expedida pela Justiça mineira determinando a suspensão da votação que se desenrolava no local. O pedido havia sido feito por chapas inscritas no processo eleitoral, mas que tiveram as inscrições indeferidas pelo Conselho Eleitoral do DCE por supostas irregularidades na documentação.

Conforme a assessoria da PM, no boletim de ocorrência constou o crime de desobediência judicial. De acordo com o solicitante, que não teve o nome divulgado, tanto a presidência do DCE quanto o Conselho Eleitoral teriam sido avisados da existência da liminar desde o dia 1º deste mês e, mesmo assim, iniciaram o processo de votação.

Em nota, a PUC informou que o Diretório Central dos Estudantes é uma “associação autônoma com representação jurídica própria” e, portanto, não tem autoridade sobre ela. O informe relata que a direção da universidade acompanha o processo e “quaisquer atos que fujam da rotina e que constranjam ou atinjam a integridade dos alunos e da instituição serão tratados de acordo com o estabelecido pelas Normas Acadêmicas e pelo Regimento da Universidade”.

O UOL não conseguiu contato com representantes do DCE para falar sobre o assunto.