Topo

USP oferecerá disciplinas da graduação em língua estrangeira

Do UOL, em São Paulo

12/06/2015 21h29

A USP (Universidade de São Paulo) irá oferecer disciplinas optativas livres em língua estrangeira em seus cursos de graduação a partir do segundo semestre deste ano. A resolução foi aprovada pelo Conselho de Graduação.

“Essa decisão é uma mudança de paradigma. Até agora, só era permitida a oferta de uma disciplina em língua estrangeira se a mesma fosse também oferecida em língua portuguesa, o que praticamente inviabilizava a iniciativa. Com essa nova possibilidade, a USP dá um passo importante para a modernização do ensino de graduação, fortalecendo o seu processo de internacionalização”, explicou o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes.

A criação das novas disciplinas é de responsabilidade das Unidades de Ensino e Pesquisa, mediante aprovação pelo colegiado e adequação à legislação específica. Para os cursos que exigem carga horária em disciplinas optativas livres, a Unidade precisa garantir o número de disciplinas em língua portuguesa suficiente para a conclusão do curso.

Ainda não há uma estimativa de quantas disciplinas serão ofertadas, mas, de acordo com o pró-reitor, “a expectativa é que a adesão seja significativa, pois as Unidades têm uma boa parte de docentes com fluência em língua estrangeira, além de professores de origem estrangeira que poderão ministrar disciplinas em tópicos especiais”.