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Propaganda de vestibular gera polêmica no RS por suposta associação ao PT

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

24/06/2015 22h03

Uma campanha publicitária para promover o vestibular do curso de direito de uma faculdade em Porto Alegre vem gerando uma repercussão inusitada nas redes sociais. Ao abordar de maneira criativa a interpretação de fotografias de crianças em supostos crimes e infrações, uma das peças acabou indo além. Para algumas pessoas, as cinco crianças mostradas com estrelas nas costas e a inscrição "formação de quadrilha" é uma clara referência ao PT (Partido dos Trabalhadores) e recentes escândalos de corrupção. Os criadores da campanha negam o propósito e classificam como uma infeliz coincidência.

O questionamento inicial partiu do cientista político Benedito Tadeu César, em seu perfil no Facebook. "Alguém sabe explicar o significado deste cartaz de propaganda? Achei, no mínimo, estranho... Qual o significado do artigo sobre formação de quadrilha e o grupo de garoto(a)s arrolados em bandeiras com estrela? Há alguma mensagem [óbvia] cifrada? O IDC está fazendo publicidade do seu vestibular ou se posicionando politicamente?", questionou, ao legendar a foto que fez com o celular.

"Eu estava parado no trânsito quando aquele outdoor me chamou a atenção. Pensei 'o que eles estavam querendo dizer com aquilo?'. Me chamou a atenção as capas com as estrelas. Em um momento desse, que se tem várias operações de investigação do MP e da PF, o PT sendo acusado e quase sendo transformado numa quadrilha, um negócio desse fica muito dúbio", questionou à reportagem.

A publicação de César deu combustível para inúmeros comentários, alguns reclamando da campanha e outros condenando a visão partidarista, como a do cientista político.

O UOL perguntou ao IDC sobre a repercussão de sua campanha. Através de sua assessoria de imprensa, a instiuição disse apenas que "não possui nenhum posicionamento político, ideológico ou partidário", e que a peça da campanha não tinha nenhuma intensão de ir contra esse preceito.

Sócio e diretor de criação da Agência Novo, o publicitário Igor Guedes explica a campanha criada para o IDC e afasta qualquer alusão política. "Essa imagem lamentavelmente foi associada dessa forma, mas nunca foi intensão da agência associar isso ao PT. Trata-se de uma foto de banco de imagem. As estrelas não estão sozinhas, mas dentro de um círculo, que faz alusão a um super-herói", comenta.

Segundo ele, a peça faz parte de uma campanha assim como outras imagens que abordam temas distintos. "Foram ilustrados, nessa e em outras peças componentes, artigos como o próprio 'formação de quadrilha', 'porte ilegal de armas' e 'direção perigosa', todos tratados com a mesma forma de análise. Foi frisado que as leis são passíveis de interpretação e que o papel do profissional de direito é, dentre outros muitos, adicionar o fator humano e colocar em prática suas experiências e seu conhecimento na resolução dos casos", argumenta o publicitário.

Guedes garante que a repercussão foi uma surpresa para a equipe de criação. "A estrela do PT tornou um símbolo no atual cenário político muito mais forte do que uma ave, se fossemos relacionar isso com o PSDB, por exemplo. Mas a forma como está expressa na arte em nenhum momento nos fez pensar que poderia ter sido feita essa alusão. Reconhecemos que existe essa possibilidade de interpretação, mas as interpretações são muito particulares."

A peça que gerou curiosidade - e até discórdia nas redes sociais -, será substituída por outra nos próximos dias. Mas não por sua repercussão, e sim para dar lugar à segunda parte da campanha.