Topo

Fies vai adotar limite de renda per capta de 2,5 salários mínimos

Do UOL*, em São Paulo

26/06/2015 20h42

O Fies (Fundo Estudantil de Financiamento Estudantil) vai adotar como público-alvo estudantes com renda familiar per capita de até 2,5 salários mínimos. Foi o que informaram nesta sexta-feira (26) o Ministério da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão em nota conjunta. Nos contratos atuais, o critério é a renda familiar bruta de até 20 salários mínimos.

O prazo de amortização dos contratos da nova edição do Fies em 2015 será de 3 vezes a duração do curso. Anteriormente, o aluno tinha um prazo de 3 vezes a duração do curso mais 12 meses. Também foi determinado que os pagamentos de juros trimestrais serão de 250 reais ante 50 reais anteriores.

Em entrevista, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que as alterações no Fies visam a atender os alunos mais pobres. "O Fies é para os estudantes que têm necessidades, que são mais pobres, e precisam de financiamento."

O ministro havia afirmado na manhã desta sexta-feira, em uma rede social, que o segundo semestre teria 61,5 mil novas vagas para o Fies, com prioridade para as regiões Norte e Nordeste. Ele não detalhou, no entanto, quantas vagas serão oferecidas para cada região.

Ribeiro ressaltou ainda a negociação com as entidades privadas para a obtenção de desconto de 5% nas vagas preenchidas pelo Fies. "Isso quer dizer que 3 mil vagas, das 61,5 mil, são geradas por essa nova economia".

*Com informações da Reuters e da Agência Estado