Topo

Brasileiras ganham prêmio com aplicativo que ensina a economizar água

Reprodução
Imagem: Reprodução

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

15/07/2015 12h56

Cinco estudantes de Pernambuco ganharam destaque internacional com um aplicativo que educa crianças e adolescentes a economizarem água. As adolescentes que desenvolveram têm entre 16 e 17 anos e receberam menção honrosa na Technovation Challenge 2015, evento que desafia meninas a lançarem aplicativos móveis que resolvam problemas de suas comunidades.

A premiação é da organização sem fins lucrativos Iridescent e ocorreu em 25 de junho, em São Francisco, na Califórnia (EUA). A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) é parceira do evento.

O "The Last Drop" (a última gota, em tradução livre) foi feito pelas estudantes do 3º ano do ensino médio Gabrielle Lopes, Jacqueline Alves, Jaqueline Rodrigues e Leonor Vitória e pela aluna do 2º ano Sâmara Beatriz. Elas são estudantes da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, do Recife, que tem ensino em tempo integral.

O aplicativo já contabilizou cerca de 500 downloads na loja de app Play Store. Nele, a personagem Vitória precisa fechar as torneiras do apartamento onde mora antes que a água no prédio acabe.

Brasileiras ganham prêmio com aplicativo que ensina a economizar água - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Adolescentes durante a competição
Imagem: Arquivo Pessoal
“Hoje em dia, o que vemos em jogos educacionais são perguntas e respostas, testando a pessoa todo momento, fazendo com que o usuário perca a imersão de jogo; e pessoas que não são alfabetizados acabam perdendo o interesse. Por isso, nosso jogo tem característica mais usual, fazendo com que o jogador aprenda sem perceber”, conta a estudante Jacqueline Alves, 17, que fez a programação do jogo.

Professor elogia

Segundo o professor de multimídia e programação da escola Cícero Dias, Tiago Machado, esse não foi o primeiro aplicativo que as estudantes fizeram. “Elas estão programando outros games neste momento com previsão de lançamento nos próximos eventos da área. Todas têm bastante talento. Já tinham decidido que queriam seguir nessa área após o ensino médio. O prêmio internacional ajudou a mostrar que estão no caminho”, afirmou.

Para o professor, mais que a menção honrosa, o importante foi ficar entre as cinco finalistas e viajar para os EUA. “Depois que chegaram lá, a premiação passou a ser o detalhe menos importante. Elas fizeram várias visitas, receberam elogios, conheceram projetos. O chefe de departamento da Apple as parabenizou esforço”, contou.

A ideia do aplicativo "The Last Drop" veio por um problema enfrentado dentro da casa da estudante Jaqueline. “O evento exigia que se resolvesse um problema social, e ela falou que, onde mora, a cada dois dias as pessoas enfrentam a falta de água. Foi a grande motivação dela, buscando a conscientização”, afirmou.

“Uma nova versão do aplicativo foi lançada com uma atualização. Agora tem uma fase tutorial e elas corrigiram alguns bugs. Elas estão planejando novas fases e desafios do jogo”, acrescentou.