Topo

Especialista desmitifica: não precisa saber tudo para passar no vestibular

Divulgação
Imagem: Divulgação

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

15/07/2015 06h00

Foco e disciplina são duas coisas que todo vestibulando precisa ter durante os estudos. Agora, acreditar que é preciso saber todo o conteúdo escolar para conseguir passar no vestibular é um verdadeiro mito, segundo o psiquiatra Celso Lopes de Souza.

Para o especialista, a crença de que “eu preciso saber de tudo para passar” é uma grande armadilha para o cérebro e, consequentemente, para o bom desempenho na prova.  

“Estudos mostram que o processamento do nosso cérebro depende de uma rede de aprendizado que temos: o consciente. Então, quanto mais apropriada a crença, mais assertiva ela será. Por isso, é melhor o candidato estudar e fazer a prova com a consciência de que ele não sabe de tudo. Se ele valorizar apenas o que sabe e focar seus esforços nisso, o desempenho será muito melhor”, explica o Dr. Celso, que também é autor e professor do cursinho Anglo.

“Se ele [vestibulando] faz esse pareamento [que precisa saber de tudo], ele vai seguir por dois caminhos: o do exagero, onde ele vai estudar demais e aí vai chegar lá em setembro completamente acabado. Ou o desânimo, pois ele não vai dar conta de tudo e sempre vai achar que deveria saber mais”, acrescenta.

Visão em filtro

O professor Celso também alerta que o vestibulando precisa tomar cuidado com a chamada visão em filtro durante sua preparação. Em resumo, é aquele momento em que o estudante não consegue fazer um exercício de matemática e ele começa a acreditar que não sabe mais nada da matéria ou ainda quando ele olha o colega do lado fazendo um exercício mais rápido que ele e o desânimo o consome.

“Acho que se eu tivesse que resumir uma orientação é que o candidato tem que se cobrar uma atitude e não um resultado”, ressalta.