Topo

Professores da UFRJ decidem em assembleia manter greve

Da Agência Brasil

21/07/2015 21h01

Os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiram, em assembleia hoje (21) à tarde, manter a greve iniciada no dia 23 do mês passado. Além dos docentes, os funcionários técnico-administrativos e alunos estão em greve desde o dia 29 de maio.

Na segunda-feira (20), representantes do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais reuniram-se para tratar das demandas da categoria. O ministério manteve a proposta feita anteriormente, de reajuste de 21,3% parcelados em quatro anos. A assembleia dos docentes da UFRJ apresentou uma contraproposta para ser encaminhada ao governo. Eles querem que o percentual seja concedido de uma só vez, em 2016, o que, segundo os grevistas, impediria que os docentes e demais funcionários públicos tivessem perdas com a inflação.

A vice-presidenta da Associação dos Docentes da UFRJ, Luciana Boiteux, criticou a posição do Ministério do Planejamento que manteve a proposta de parcelamento do reajuste. “Isso é difícil de aceitar porque nós estamos em um momento em que a inflação está demonstrando muito fôlego e esse parcelamento não atende as necessidades urgentes dos professores.” A avaliação dos professores é que o governo pouco avançou na sua proposta original.

Os professores reivindicam ainda melhores condições de trabalho, reestruturação da carreira, garantia da autonomia universitária e valorização salarial de funcionários ativos e aposentados. Amanhã (22), uma caravana com 17 professores vai a Brasília, onde se unirá a caravanas de outros estados para uma manifestação na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é pressionar o governo e acompanhar de perto a reunião dos representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) com o representante do Ministério da Educação.