Topo

Educador transforma geladeiras em bibliotecas para a população do DF

Iniciativa foi criada pelo educador popular Lucas Rafael, morador do Guará há 16 anos - Jéssica Nascimento/UOL
Iniciativa foi criada pelo educador popular Lucas Rafael, morador do Guará há 16 anos Imagem: Jéssica Nascimento/UOL

Jéssica Nascimento

Do UOL, em Brasília

22/07/2015 06h00

O pequeno Nícolas Heero de três anos brincava na Praça da QE 17, localizada no Guará II, Distrito Federal. Ao ver uma geladeira pintada perto dos parquinhos ele logo correu para ver o que tinha dentro. Ao abrir, a grande surpresa. “Ué, mas não tem comida”, disse. O espanto não é apenas das crianças. Os adultos também se surpreendem ao verem dezenas de livros dentro do refrigerador que estampa a frase “Doe livro. Leia e devolva”.

São diversos exemplares dos mais variados temas. Há livro de quadrinhos, romance, língua estrangeira, crônicas, revistas e até apostilas para concurseiros. A iniciativa do projeto veio do educador popular Lucas Rafael, 30, morador do Guará há 16 anos.

“Me inspirei no açougue T-Bone que disponibiliza livros nas paradas de ônibus há alguns anos. Porém, quando chove ou venta demais, as obras ficam danificadas. Como já usava a geladeira em casa para guardar documentos, coloquei alguns exemplares e disponibilizei para a população na QE17. Fiquei surpreendido com o resultado. As pessoas estão sempre doando e as obras não ficam danificadas”.

O pai de Nícolas, Renê Elvis, 26, aprovou a iniciativa. Segundo ele, faltam projetos que ajudem a despertar o interesse pela educação. “Nunca imaginava que ali [geladeira] era praticamente uma biblioteca. Pensei que ela estava para doação ou outra coisa. O mais interessante é que os livros estão em bom estado e você pode levar para casa, devolver e até doar alguns. Isso mexe com a imaginação, principalmente das crianças”.

A estudante Maria Eduarda Diniz, 14, também se surpreendeu ao saber do projeto. Apaixonada por histórias em quadrinhos, ela já levou alguns exemplares para cada. Um deles é a revista ‘Histórias Encantadas’, da Disney. “Sempre gostei de ler. Entretanto, no Guará não há uma biblioteca pública e como livros são bem caros, não tinha como comprar. Agora, vou vir toda semana pegar algum gibi”, comemora.

O pequeno Nícolas Heero, de 3 anos, lê com seu pai Renê Elvis, 26, livro de geladeira no DF - Jéssica Nascimento/UOL - Jéssica Nascimento/UOL
Nícolas Heero, de 3 anos, lê livro da geladeira com seu pai Renê Elvis
Imagem: Jéssica Nascimento/UOL

O projeto de Lucas vem se estendendo com o tempo. Além do refrigerador na QE 17, há outra na QE 32. A iniciativa tem colaboração de um grupo de grafiteiros que utilizam a arte como forma de chamar a atenção dos moradores. “Sem as cores, as pessoas iriam achar que a geladeira está abandonada. Queremos despertar o prazer da leitura nas pessoas e mesmo sem ajuda do governo, vamos conseguir”, diz. A iniciativa também expandiu para a região de Samambaia que já conta com dois refrigeradores.

O educador acredita que apenas a educação consegue mover sonhos e esperança. Um exemplo disso é o livro que ele está lendo no momento e que foi pego na própria geladeira. “A obra conta a história de uma catadora de lixo que só tinha estudado até a 2ª série e, com a leitura, escreveu um diário e conseguiu publicá-lo em mais de 13 línguas. É inspirador’,diz.

Falta apoio

Todo o material necessário para a criação e manutenção do projeto sai do bolso de Lucas. Ele tenta no momento uma parceria com Secretaria de Cultura para disponibilizar livros de artistas locais. “A população nos ajuda bastante com doações. Mas queremos levar a geladeira para cada Praça do Distrito Federal. O que desejamos é refrescar ideias e ventilar novas construções de mundo e de personalidade.”

O taxista Francisco Lima, 59, sonha com uma geladeira perto de casa. Como não mora no Guará, ele não consegue ter acesso ao acervo diariamente. “Adoro ler crônicas e as obras que estão disponíveis são maravilhosas e de graça. Adoraria ter essa biblioteca próxima a mim. Como ainda não é possível, ajudo como posso. Sempre que consigo dar um pulo aqui [Guará] coloco alguns livros que guardava em casa.”