Topo

MP interdita escola em Guarulhos por presença de gases tóxicos

Renato Gizzi/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Renato Gizzi/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Hugo Araújo

Do UOL, em São Paulo

29/07/2015 16h51

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) determinou a interdição da escola municipal José Jorge Pereira, localizada no bairro de Vila Flora, em Guarulhos. A decisão foi tomada após ser detectada a presença de gases tóxicos acima das concentrações aceitáveis para o ar do solo no terreno. Cerca de 260 alunos de 9 meses a 11 anos estão sem aula desde segunda-feira (27).

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o vapor tóxico é gerado a partir da evaporação das águas subterrâneas ao terreno da escola. Estas encontram-se contaminadas por compostos orgânicos voláteis e metais. A origem da contaminação é a empresa química Umicore Brasil Ltda, localizada próxima à escola.

Escola José Jorge Pereira - Renato Gizzi/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo - Renato Gizzi/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
Cerca de 260 alunos estão impedidos de frequentar a escola
Imagem: Renato Gizzi/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

O monitoramento da Cetesb detectou a presença de vapores tóxicos acima das concentrações máximas aceitáveis abaixo do piso de alguns ambientes localizados no andar inferior da escola. Na ocasião, a Companhia orientou preventivamente a Secretaria de Educação do Município de Guarulhos a não utilizar estas salas.  

No dia 11 de agosto, a promotoria de Justiça de Guarulhos fará uma reunião entre a prefeitura do município e a Umicore. O objetivo do promotor Ricardo Manuel Castro é solicitar a desocupação total da escola, com a realocação dos alunos em outras instituições e também o pagamento do atendimento médico dos estudantes, incluindo os medicamentos. Se o acordo não for assinado, o promotor entrará com medidas judiciais.