Topo

Quer estudar no exterior? Veja dicas para as redações das 'applications'

A estudante Marina Schon - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A estudante Marina Schor
Imagem: Arquivo pessoal

Hugo Araújo

Do UOL, em São Paulo

29/07/2015 18h34

Os estudantes que desejam entrar nas universidades estrangeiras encontram pela frente um processo seletivo bem diferente do brasileiro. Entre os componentes das applications (nome dado ao processo de admissão usado por algumas universidades do exterior), as redações aparecem como uma oportunidade para ver quais são as características do candidato.

Foi por meio da redação que Marina Schor, 17, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Bandeirantes, conseguiu uma bolsa integral para cursar ciências aplicadas, durante o mês de julho, na University of British Columbia (UBC), no Canadá.

“Escrevi sobre a ideia de um aplicativo que eu tinha para ajudar na economia de água durante o banho”, conta Marina. O projeto não chegou a sair do papel, mas a maneira como Marina escreveu sobre ele vai levá-la ao Canadá. 

O UOL separou três dicas dadas por Marina e pela especialista de carreira da Fundação Estudar Carolina Lyrio para as redações das applications:

1. Deixe claros seus interesses

“[A universidade] quer captar o seu perfil através de uma coisa super simples”, explica Marina. “Pode ser qualquer pessoa escrevendo sobre o tema, mas você tem que mostrar como se diferencia”, conta.

A inscrição de Marina tinha sido para o curso de ciências ambientais, mas a universidade sugeriu que ela mudasse para ciências aplicadas, após a leitura do texto. “Você tem que deixar clara a sua personalidade, mostrar pelo que você se interessa”, afirma.  

2. Conte suas experiências 

Para Carolina Lyrio, a redação é muito importante para que as universidades entendam o estudante como ser humano. Pelo texto, o aluno consegue contar com a voz dele as experiências pelas quais passou.

“[As universidades] não estão procurando só um aluno, estão procurando alguém que vai entrar 100% naquele universo”, explica Carolina. Portanto, a redação serve para ver se as características do estudante se adequam com o que a universidade procura.

Marina conta que é essencial buscar experiências além da sala de aula. “Procure fazer coisas fora do colégio. É importante expandir, não ficar preso à grade curricular. Pensar em projetos, trabalho voluntário, coisas que te diferenciem”, afirma.

3. Planeje-se

Os processos de seleção das universidades estrangeiras começam em agosto, com a liberação dos temas das redações. O prazo termina no final do ano.  “É essencial se planejar. O estudante pode usar estes quatro meses para trabalhar a redação e caprichar. Só não pode deixar para a última hora”, afirma Carolina Lyrio.