Topo

Rainha Elizabeth envia resposta à carta de alunos de Lençóis Paulista (SP)

Na carta, uma assistente informa que a rainha pediu para que ela escrevesse agradecendo a todos pela carta e pela “fotografia adorável” - Arquivo Pessoal
Na carta, uma assistente informa que a rainha pediu para que ela escrevesse agradecendo a todos pela carta e pela “fotografia adorável” Imagem: Arquivo Pessoal

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

12/08/2015 15h44Atualizada em 12/08/2015 15h44

Alunos da 8ª série de uma escola municipal de Lençóis Paulista (a 287 km de São Paulo) enviaram uma carta à rainha Elizabeth 2ª e, após dois meses, receberam uma resposta. No texto, os alunos contam que aprenderam sobre a história do Reino Unido e receberam de volta elogios da chefe de Estado do Reino Unido.

Os estudantes da Escola Guiomar Fortunata Coneglian Borcat decidiram escrever em maio, depois de estudarem, nas aulas de história, o modelo de governo do Reino Unido após as revoluções inglesas do século 17.  O projeto foi liderado pelo professor de história Renan Giovanetti Françozo.

A carta foi redigida primeiramente em português e, em seguida, traduzida pelo professor de inglês da escola, Bruno Henrique Gonzales, que teve a ajuda dos alunos na tarefa. Além do relato sobre que aprenderam, os alunos enviaram uma foto de parte da turma com as bandeiras britânica e brasileira.

“Gostaríamos de estar compartilhando o nosso aprendizado sobre a História Britânica referente ao momento de grande importância para a história de seu povo e também de seu país, na qual a democracia foi implantada com muitas dificuldades no século 17, que contribuiu para o crescimento dessa importante nação e também servindo de inspiração para outras nações ao redor do mundo, inclusive o Brasil”, diz trecho da carta enviada pelos alunos.

Fotografia adorável

Carta da rainha a estudantes de escola de Lençóis Paulista (SP) - Reprodução - Reprodução
Carta da rainha a estudantes de escola de Lençóis Paulista (SP)
Imagem: Reprodução
A resposta veio com o endereço do Palácio de Buckingham, a residência oficial da rainha na Inglaterra. Nela, uma assistente informa que a rainha pediu para que ela escrevesse agradecendo a todos pela carta e pela “fotografia adorável” que foi enviada.

“Sua Majestade achou muito gentil da parte de vocês contar sobre seus recentes estudos sobre o assunto História Britânica. A rainha ficou interessada em ouvir sua opinião e agradeceu suas palavras de apoio”, diz trecho do documento, que chegou com um cartão postal com a imagem da rainha Elizabeth 2ª e o duque de Edimburgo.

A Coroa britânica ainda justificou a demora para enviar a resposta afirmando que houve um grande montante de cartões de parabéns pelo aniversário da rainha, que celebrou 89 anos em 21 de abril.

Intercâmbio

Segundo Françozo, embora os alunos não esperassem resposta, a atividade teve como objetivo ajudar na fixação do conteúdo ministrado em sala de aula.

“Com essa iniciativa eu quis oportunizar aos alunos a participação um intercâmbio entre Brasil e Reino Unido. Em princípio, eles acharam que era uma brincadeira, acharam que a carta sequer iria chegar. Quando recebemos a resposta, tiveram uma surpresa”, diz o professor.

Já a aluna Rafaela Denchuk Ribeiro dos Santos, 13, afirma que, além de ajudar no aprendizado, ter recebido a resposta da rainha foi "muito legal". “A sala estava ansiosa, mas na verdade não esperava receber a resposta. Quando chegou foi muito legal”, conta.

Outro a se dizer surpreso com a resposta, o aluno Gabriel Pereira, 13, disse que passou dias sem acreditar que a rainha havia respondido. "Imagina, a carta saiu do Brasil, foi parar na Inglaterra e ainda teve resposta da rainha. Nem dá para acreditar", disse.