Topo

WorldSkills: Para aluno, olimpíada de ensino técnico é 'como Masterchef'

Hugo Araújo/UOL
Imagem: Hugo Araújo/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/08/2015 18h54

“É como um Masterchef”. É assim que Lucas Alcântara, 17, explica a competição de panificação na WorldSkills Competition, uma espécie de olimpíada da educação técnica, que acontece no Anhembi, em São Paulo, até 16 de agosto. Ao longo desta semana, são esperados mais de 1.200 profissionais que competem em 50 ocupações diferentes.

É a primeira vez que a WorldSkills é realizada na América Latina. Ao longo da área do Anhembi Parque, ocorrem disputas simultâneas de cursos técnicos, divididas nas áreas de moda e criatividade, transporte e logística, serviços e tecnologias da informação e comunicação, de construção civil e edificações e de manufatura e engenharias.

Todas as provas simulam situações reais da vida profissional destes competidores. Como na disputa do curso de panificação, na qual os competidores recebem um modelo da organização da competição, informando qual receita devem executar.

“Os avaliadores atribuem nota para categorias como textura, sabor, aroma, modelagem, apresentação e criatividade. Igual ao Masterchef”, explica Lucas Alcântara. Ele concluiu o curso técnico de panificação no Senai Horácio Augusto da Silveira, na Barra Funda, e agora deseja participar da WorldSkills.  

Antes de chegar lá, Lucas deve encarar as seletivas estaduais e nacionais, que fazem uma triagem dos melhores candidatos. Para ele, a competição atual serve como treino psicológico. “Até agora, estou sentindo que as provas são exatamente como meu treinamento", afirma.

O Brasil participa pela primeira vez da competição oficial de panificação. A representante é Iracema de Arruda Vilalva. As competições ocorrem até dia 15 de agosto, e a cerimônia de encerramento será no dia seguinte.