Topo

USP é universidade brasileira mais bem colocada em ranking mundial

Em Xangai

17/08/2015 09h27Atualizada em 19/08/2015 16h52

As universidades americanas ocupam oito dos dez primeiros lugares na classificação estabelecida pelo centro Jiaotong de Xangai das 500 melhores universidades do mundo, em que o centro de ensino superior brasileiro mais bem colocado é a Universidade de São Paulo (USP).

A americana Harvard lidera o ranking pelo 13º ano consecutivo.

**Matéria alterada às 16h45 desta quarta-feira (19) para correção de título e informações sobre universidades brasileiras, além de acrescentar dados sobre método de classificação utilizado pelo centro Jiaotong de Xangai.

Depois estão as também americanas Stanford, o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e a inglesa Cambridge.

Além de Cambridge, apenas outros três centros educacionais não americanos figuram no top 20, com Oxford na 10ª posição, a University College de Londres na 18ª e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça) na 20ª.

O método utilizado pelo centro Jiaotong para estabelecer seu ranking indica nominalmente apenas os 100 primeiros colocados, enquanto que os demais centros de ensino superior são citados em faixas de classificação, sem atribuição de notas.

Entre as brasileiras, além da USP, situada na faixa 101-150, estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), todas na faixa 301-400. Já a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são citadas na faixa 401-500.

O ranking do centro Jiaotong, criado em 2003, leva em conta seis critérios para distinguir 500 das 1.200 universidades pesquisadas em todo mundo, entre elas o número de prêmios Nobel entre seus ex-alunos, o número de pesquisadores mais citados em suas respectivas disciplinas ou o número de publicações nas revistas "Science" e "Nature".