Topo

Escola manda aluna para casa por roupa que mostrava "demais"

Escola considerou a roupa de Stephanie Hughes "inapropriada" por mostrar clavícula - Reprodução/Facebook
Escola considerou a roupa de Stephanie Hughes 'inapropriada' por mostrar clavícula Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

20/08/2015 15h59

Uma escola do Kentucky, nos Estados Unidos, mandou uma estudante de volta para casa por conta de sua roupa. Stephanie Hughes, de 16 anos, estaria vestindo uma vestimenta "inapropriada", na visão da instituição, porque mostrava a clavícula, osso que fica entre os ombros.

Revoltada com a situação, a mãe da estudante, Stacie Dunn, fez um comentário nas redes sociais criticando o acontecimento. "Tive de ir à escola da minha filha porque, segundo o diretor, o que ela estava vestindo está fora do código de vestimenta e é inapropriado para o ambiente escolar. Isso é ridículo. A escola está forçando uma regra na qual as meninas não podem mostrar nem a clavícula porque isso poderia distrair seus colegas do sexo masculino".

Quando chegou à instituição, Dunn relata que acabou vendo uma fila de alunas na direção por conta das roupas que estavam vestindo. "Pais estão tendo de sair dos seus trabalhos e estudantes estão perdendo aulas importantes porque elas estavam mostrando a clavícula! Alguma coisa precisa mudar", disse a mãe.

Para piorar, a estudante colocou um lenço sobre os ombros, trazido pela mãe, mas ainda assim o diretor da instituição teria dito que estava amarrado de forma inapropriada. "Como ele queria que ela amarrasse? Como uma corda ao redor do pescoço dela?", ironizou a mãe.

Scott Hawkins, superintendente da escola, afirmou que a política de vestimenta está vigente há dez anos. "A administração da escola tem estado aberta aos estudantes e aos pais. Se eles querem que mudanças aconteçam, eles podem fazer sugestões", afirmou ao site Today.com. "A ideia da política de vestimenta é garantir que você tenha um ambiente de aprendizado seguro e é isso que estamos tentando criar."

Essa não é a primeira vez que a política de vestimenta da escola é criticada. No começo deste ano, uma aluna da instituição produziu um documentário chamado "Shame: A Documentary on School Dress Code". Nele, alunas contam as dificuldades que enfrentam por conta da proibição de determinadas roupas.