Topo

Vídeo mostra alunos agredindo jovem que matou colega dentro de escola no DF

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL, em Brasília

17/09/2015 12h31

Imagens do circuito interno de segurança do Centro de Ensino Médio 02 em Ceilândia (DF) mostram estudantes agredindo com socos e pontapés o acusado de matar um estudante de 17, anos dentro da sala de aula. A vítima levou 16 golpes de canivete na noite de segunda-feira (14).

Segundo a direção da escola, professores separaram os estudantes e trancaram o agressor de 16 anos na sala do diretor até a chegada da polícia. De acordo com a Delegacia da Criança e Adolescente (DCA), o acusado cumprirá 45 dias de medida socioeducativa, até que seja estabelecido o tempo integral da sentença. 

Testemunhas contaram à polícia que o agressor sofria bullying e ameaças do aluno assassinado desde o início do ano letivo.

Questionado sobre a segurança no local, o coordenador regional de ensino de Ceilândia, Marcos de Souza, 45 anos, explica que há uma empresa terceirizada contratada para fazer a vigilância do local e que o Batalhão de Policiamento Escolar dá o apoio de acordo com a possibilidade e necessidade dos alunos.

“Quero esclarecer que esta escola não possui histórico de violência. Seu projeto pedagógico é bem estruturado e os resultados nas avaliações são muito bons. Trata-se de um colégio que é referência em Ceilândia e o fato ocorrido é um caso pontual”. Marcos acrescenta que esse é o primeiro caso de assassinato em 40 anos de Centro de Ensino Médio 02.

Após o crime, profissionais da escola querem desenvolver projetos voltados para a valorização do diálogo no colégio, na comunidade e dentro da casa dos alunos. O objetivo é fazer com que situações como esta não ocorram mais dentro do âmbito escolar.

Por nota, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) informou que se solidariza com a família do estudante assassinado. Segundo a pasta, um plano de ação para lidar com a violência nas escolas está sendo discutido por representantes da Polícia Militar (Batalhão Escolar), Polícia Civil, DETRAN, Ministério Público e secretarias de Educação, de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, de Gestão do Território e Habitação, sob a coordenação da SSP-DF.