Topo

Dilma anuncia reforma e Mercadante volta ao Ministério da Educação

Pedro Ladeira/Folhapress
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

02/10/2015 11h37

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (2) uma reforma ministerial e reconduziu Aloizio Mercadante ao Ministério da Educação. Mercadante saiu do MEC em janeiro de 2014 e, desde então, estava à frente da Casa Civil.

Na quarta-feira (30), Renato Janine Ribeiro confirmou o seu encontro com a presidente Dilma e a sua saída do MEC. Na data, Janine Ribeiro disse em sua página no Facebook que o encontro [com a presidente Dilma Rousseff] foi "absolutamente cordial".

Com o anúncio de Dilma, Aloizio Mercadante será o quarto ministro da Educação em dez meses. Antes de Janine, Cid Gomes ocupou o posto e, de forma interina, o secretário-executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa.

Ministro por dois anos

Mercadante assumiu o MEC em janeiro de 2012 e deixou o cargo em janeiro de 2014.

Sua primeira passagem pelo ministério foi marcada por uma greve de professores das instituições federais que durou quase quatro meses, em 2012.

No mesmo ano, o MEC anunciou mudanças no cálculo da avaliação dos cursos de ensino superior feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). Segundo especialistas, as medidas aumentaram as notas das instituições de ensino superior, tornando assim mais difícil o descredenciamento dos cursos.

Durante sua gestão no MEC, Mercadante também participou das negociações com o Congresso para a aprovação da lei que destina parte dos recursos dos royalties do petróleo para a educação.