Topo

Inadimplência de estudantes e universidades cresce no 1º semestre

14/10/2015 13h02

SÃO PAULO (Reuters) - A inadimplência de alunos e de escolas de ensino superior do país subiu bem acima do restante da economia no primeiro semestre, informou nesta quarta-feira a empresa de informações de crédito Serasa Experian.

Os calotes dos estudantes do ensino superior cresceram 22,4 por cento no período ante mesma etapa do ano passado. Um ano antes, a inadimplência dos alunos tinha crescido 0,9 por cento sobre 2013.

Com isso, com aumento da inadimplência dos alunos, as escolas também passaram a atrasar as suas contas. No semestre, os atrasos nos pagamentos dessas instituições com seus fornecedores subiram 25,3 por cento, segundo os dados.

A Serasa não informou o volume de dívidas em atraso em ambos os casos.

Como comparação, no primeiro semestre o crescimento da inadimplência agregada de toda a economia foi de 16 por cento, afirmou o economista Luiz Rabi, da Serasa.

Nos outros segmentos do setor de educação também houve aumento de dois dígitos nos calotes. Entre os estudantes do ensino fundamental e médio, o crescimento da inadimplência foi de 25,9 por cento, ante queda de 10,7 por cento no primeiro semestre de 2014. Já nas escolas, a inadimplência teve aumento de 27,2 por cento.

(Por Alberto Alerigi Jr.)