Topo

Enem - biologia: veja os 5 temas mais cobrados nas últimas provas

Caio do Valle

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2015 15h00

Ecologia e genética foram os aspectos mais presentes nas últimas três provas de biologia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O detalhamento das questões foi realizado a pedido do UOL pelos professores Luís Carlos Bellinello e Clézio Morandini, coordenadores de biologia do Objetivo.

Abaixo, estão relacionados, além desses assuntos, outros três que também tiveram elevada incidência nas edições de 2012 a 2014 do exame.

1. Ecologia

Ao todo, ecologia apareceu em 14 questões das últimas três provas do Enem. Foram diversas as abordagens, sendo as mais frequentes as relacionadas a poluição (por pesticidas e a da água), ciclo do nitrogênio, cadeias alimentares e fluxo de energia – cada uma com duas questões no conjunto das provas do período.

Especificamente no ano passado, foram aplicadas quatro perguntas sobre ecologia, segundo os professores Bellinello e Morandini, do Objetivo. Duas versavam sobre ciclo do nitrogênio, uma sobre cadeias alimentares e outra sobre poluição da água.

2. Genética

Outro assunto corriqueiro nas provas do Enem é o que trata da genética. Foram oito questões vinculadas a essa área do conhecimento biológico nos últimos três anos.

De acordo com a tabulação realizada pelos professores do Objetivo, entre 2012 e 2014, a quantidade de questões relativas à genética aumentou nas provas do Enem, passando de uma para quatro. No ano passado, os alunos tiveram que responder perguntas sobre transgênese (ou seja, a alteração do código genético), herança ligada ao sexo, imunologia e sistema ABO (grupos sanguíneos).

Nos anos anteriores, houve ainda questões sobre DNA e imunização.

3. Fisiologia animal

Com sete perguntas, trata-se da terceira vertente mais explorada nas últimas três provas do Enem, conforme o levantamento dos professores do Objetivo. Em 2014, foram aplicadas questões sobre digestão e nutrição

O tema chegou a ser um pouco mais usado na prova de 2013, quando foram publicadas três perguntas a respeito de hormônios, sistema circulatório e sistema digestório.

4. Citologia

O estudo das células (ciência conhecida como citologia) contou com seis ocorrências nos questionários de biologia do Enem aplicados nos últimos três anos, revela a pesquisa dos professores Bellinello e Morandini. 

Apenas na prova de 2014, foram duas perguntas. Uma versava sobre células-tronco e a outra sobre o DNA bacteriano. Já nas provas dos dois anos anteriores, também surgiram questões sobre mitocôndrias e fermentação alcoólica.

5. Botânica

Ainda conforme o levantamento do Objetivo, nas três provas passadas o Enem cobrou três vezes o conhecimento dos estudantes a respeito da botânica (estudo dos vegetais).

As perguntas se relacionavam aos conceitos de fotossíntese.