Topo

Enem - química: veja os 5 temas mais cobrados nas últimas provas

Caio do Valle

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2015 15h00

Integrante do questionário sobre “Ciências da natureza e suas tecnologias” do Enem, a prova de química costuma exigir dos alunos um conhecimento bastante diversificado. 

“Em química, é muito importante que o candidato esteja preparado para relacionar os conceitos com situações cotidianas, nas questões contextualizadas”, explica o professor Thiago Cardoso da Costa, coordenador pedagógico da Turma ITA do Poliedro. 

Confira abaixo cinco eixos temáticos frequentes nas últimas três edições do Enem.

1. Ligações químicas

Átomos que se unem para criar moléculas e a formação básica dos compostos constituem o centro desse tipo de estudo. 

Segundo um levantamento feito pelo professor Antonio Mario Salles, coordenador de química do Objetivo, o Enem cobrou, em suas provas anteriores, seis questões sobre ligações químicas.

A ênfase, de acordo com ele, foi no princípio de solubilidade, na polaridade de moléculas, na geometria molecular, nas forças intermoleculares (“notadamente ligação de hidrogênio”) e na aplicação do princípio de solubilidade aos sabões e detergentes.

2. Cálculo estequiométrico e concentração de soluções

O professor Salles, do Objetivo, explica que houve cinco perguntas referentes a cálculo estequiométrico (combinação e reação de agentes), mol, massa molar e quantidade de matéria nas últimas edições do Enem.

3. Química ambiental

Ao todo, quatro questões sobre química ambiental surgiram nas três provas passadas, conforme o levantamento de questões feitos pelo Objetivo. O professor Salles diz que elas estiveram relacionadas com camada de ozônio e CFC (clorofluorcarboneto), lixo (e a política dos três R: reduzir, reutilizar e reciclar), química verde e poluição atmosférica e fermentação de celulose (o que leva à formação de metano).

Por exemplo, na prova de 2014, os estudantes tiveram que responder a uma pergunta sobre uma forma de obtenção energética a partir de resíduos, ainda subutilizada no Brasil. A questão pedia para o candidato informar qual gás (metano) se forma a partir da decomposição da matéria orgânica do lixo nos aterros.

4. Eletroquímica

Também foram registradas quatro perguntas, nas últimas provas do Enem, vinculadas à eletroquímica, ramo que explora a transformação de energia química em elétrica (por meio da oxirredução). Baterias e pilhas encontram-se no campo de pesquisa dessa área do conhecimento.

Além da oxirredução, o professor Salles, do Objetivo, informa que houve questões ligadas ao potencial de redução e à eletrólise. O professor Thiago Cardoso da Costa, do Poliedro, recomenda o estudo dos conceitos fundamentais tanto da eletroquímica quanto da termoquímica.

5. Compostos inorgânicos

Com três questões nos três anos anteriores, a temática relacionada a compostos inorgânicos enfatizou reação de neutralização e dupla-troca. A avaliação é do professor Salles, do Objetivo.

Os compostos inorgânicos tratam de ácidos, bases, sais e óxidos, ainda de acordo com ele. Por sua vez, o professor Costa, do Poliedro, recomenda também o estudo sobre funções orgânicas, isomeria e processos de separação de misturas.