Topo

Estados do Nordeste lideram acesso a cartão do Enem; Norte tem piores taxas

Carlos Madeiro

Do UOL*, em Maceió

20/10/2015 14h46

Os Estados do Norte têm os menores índices de acesso por candidatos ao cartão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na outro ponta, quatro Estados do Nordeste estavam entre os cinco maiores percentuais de acesso ao documento.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo Enem, em Roraima o índice de acesso aos cartões é o menor do país, com 69% dos inscritos. No Amazonas, 71,5% acessaram, seguido por Amapá (71,6%) e Tocantins (72,9%). Os dados foram computados até as 8h desta terça-feira (20).

Entre os cinco Estados com maior acesso de candidatos ao cartão, quatro são do Nordeste. A lista nacional é liderada pelo Ceará, onde 84,3% dos candidatos tiveram acesso ao cartão. Na Paraíba, o percentual é de 81,7%. Única exceção regional no top 5, o Rio de Janeiro tem registro de 81,2%, seguido por Alagoas (81%) e Rio Grande do Norte (80,7%).

Neste ano, o cartão não será entregue pelo correio. A única forma de acessá-lo será pela internet. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a medida trouxe uma economia de R$ 46 milhões.

Para conferir o cartão de confirmação, o estudante deve informar o número do CPF e senha e, assim, visualizar imprimir o documento. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la na página do participante informando o CPF e a data de nascimento. Feita a solicitação, a senha será encaminhada por e-mail ou mensagem no celular.

O cartão traz os dados do participante como nome e CPF; a data, a hora e o local de realização das provas; o número de inscrição no exame; a opção de língua estrangeira; e, quando for o caso, a indicação de solicitação de certificação do ensino médio e necessidade de atendimento especializado ou específico.

O Enem

O Enem será realizado no próximo fim de semana em 1.723 cidades. Todos os locais de prova, incluindo os banheiros, terão detectores de metais. Vão trabalhar durante os dois dias de exame 915.290 pessoas, entre chefes de sala, fiscais e coordenadores. Serão realizados 50.220 atendimentos especializados, para pessoas com necessidades especiais.

As 16.600.734 provas impressas serão distribuídas por 60 batalhões do Exército, que vão fiscalizar os malotes de provas, equipados com cadeado eletrônico --o que possibilita o controle do horário de abertura de provas. Ao todo, 30.435 pessoas vão atuar nas equipes de segurança.

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)