Topo

Enem 2015: UOL terá correção e gabarito extraoficial nos dois dias de prova

Do UOL, em São Paulo

23/10/2015 13h13Atualizada em 23/10/2015 17h31

No sábado (24) e no domingo (25), serão realizadas as provas do Enem 215 (Exame Nacional do Ensino Médio). No sábado, o UOL terá o gabarito extraoficial a partir das 18h e correção comentada da prova por professores do Curso Objetivo a partir das 18h30. No domingo, o UOL publica o gabarito a partir das 19h e a correção depois das 19h30.

Os portões serão fechados às 13h e as provas começam às 13h30 (horário de Brasília). Mais de 7,7 milhões de candidatos estão inscritos para o exame.

Neste ano, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não enviou pelo correio os cartões de confirmação, por isso os candidatos precisam entrar no site do Enem e consultar o seu local de prova. Apesar de não ser obrigatório, é importante que o estudante imprima o cartão de confirmação.

Nos dois dias, os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação. No sábado, a prova de 4h30 de duração terá questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com 5h30 de duração.

Nos dias de aplicação do exame, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame (24).

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica, que deve ser de tinta preta e fabricada em material transparente. Não é permitido usar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e qualquer dispositivo eletrônico como, por exemplo, calculadoras, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, relógios, entre outros. Também estão proibidos acessórios como óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

É importante reforçar que é proibido divulgar fotos da prova em redes sociais. A Polícia Federal e o Ministério da Educação vão monitorar a internet e também estão cruzando dados de inscritos e monitores de provas para evitar fraudes. Quem tentar burlar as regras será eliminado da prova.

O gabarito oficial do Enem 2015 será divulgado pelo Inep até quarta-feira (28).