Topo

Candidata leva a filha de 3 meses para o Enem no Rio de Janeiro

Maria Luisa de Melo

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

24/10/2015 20h02Atualizada em 27/10/2015 17h11

Pela primeira vez em três meses de vida a pequena Ariel teve que se separar da mãe. E não foi por um motivo qualquer: a estudante Camila Tobolski, 23, sonha com o ensino superior e decidiu não deixar de fazer o Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) mesmo com a filha tão pequena.

Camila fez a prova na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). O exame registrou 7,7 milhões de inscritos em todo o país.

Para evitar que Ariel estranhasse muito a separação, a mãe combinou com a avó da criança que a bebê ficaria sob sua responsabilidade numa sala ao lado da que a mãe prestava o concurso.

"Ainda não escolhi qual a carreira pretendo seguir, mas decidi que não quero ficar parada e vou fazer o possível para entrar na universidade. Já fiz o Enem no ano passado. Esta é minha segunda vez", diz.

Segundo a avó da criança, a bebê ficou tranquila na sala ao lado da que a mãe fazia o exame e só mamou uma vez. "Elas nunca ficaram tanto tempo separadas, mas deu tudo certo", avaliou a avó da bebê., Ana Claudia Tobolski.