Topo

Enem: Grávida vai acompanhada de marido português que conheceu online

Grávida, Jovelina deseja cursar engenharia de produção, engenharia civil ou direito - Reinaldo Canato/UOL
Grávida, Jovelina deseja cursar engenharia de produção, engenharia civil ou direito Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

24/10/2015 13h11

Jovelina dos Santos, de 35 anos, está vivendo um momento especial neste sábado (24). Além de ser candidata no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015, ela está grávida de seis meses e veio acompanhada do marido português, que conheceu pela internet.

Jorge Moura, 36, morava na cidade do Porto, em Portugal, quando começou a conversar com Jovelina por uma rede social. Os dois mantiveram contato por um ano e um mês até Jorge decidir largar tudo e vir para o Brasil ficar com a analista de processos.

Jovelina conta que Jorge era agricultor e foi atingido pela crise da União Europeia. “Ele dizia que gostaria de vir para o Brasil, mas que talvez viesse só quando estivesse muito velhinho. Deus não fez a gente para se limitar. Eu sou uma pessoa muito decidida. Então falei que ele iria vir. Fui a gota de incentivo para ele. Deus foi provendo e ele conseguiu”, disse.

“Ela está mudando minha vida porque tem uma construção mental diferente da minha”, conta Jorge, que pretende seguir os passos da mulher e prestar o Enem no ano que vem para tentar uma vaga no curso de agronomia.

Atualmente desempregado, Jorge faz pinturas realistas e escreve poesias, habilidades que chamaram a atenção de Jovelina pelas redes sociais. “A internet foi muito importante na nossa vida. Tudo é bom a partir do momento em que você sabe usar”, analisa a candidata.

Com a nota do Enem, Jovelina pretende tentar uma vaga nos cursos de engenharia de produção, engenharia civil ou direito. “Vou mudar a vida do bebê com isso. Pretendo também prestar o concurso do Tribunal de Contas e abrir uma empresa de guaraná de açaí na Bahia”, diz.

Ela já havia prestado o exame em 2013, quando veio da Bahia para São Paulo, e ganhado uma bolsa num instituto de Guarulhos -- acabou não continuando por conta da distância. Dessa vez, grávida, Jovelina acredita que a experiência no Enem seja um pouco diferente. “Quando a gente está grávida tem a necessidade de ir ao banheiro. Acho que vou sair um pouco mais. Vou precisar de foco, muita atenção.”