Topo

Esquema especial de trânsito vai facilitar acesso aos locais do Enem no RJ

Douglas Correa

Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro

24/10/2015 11h28

A prefeitura do Rio montou um esquema especial de trânsito para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os locais com maior concentração de candidatos receberão um reforço de operadores de trânsito, com mais de 300 homens orientando os motoristas para chegar aos locais de exame.

A operação contará com a participação de 310 agentes de trânsito, entre guardas municipais e controladores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), que ajudarão a ordenar os cruzamentos e orientar motoristas e pedestres que estiverem chegando ou saindo dos locais de prova.

Os agentes também vão multar os casos de fila dupla e de estacionamento irregular. Por meio de câmeras, o Centro de Operações Rio vai monitorar as áreas de maior movimento e implantar ajustes nos sinais de trânsito para evitar engarrafamentos.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h (horário oficial de Brasília) e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30. Neste sábado (24) o término das provas será às 18h e no domingo (25) o encerramento será às 19h. A CET-Rio pede que os estudantes optem pelo uso do transporte público, como ônibus, metrô e barcas para chegar com mais facilidade aos locais de exame.

É indispensável aos candidatos a apresentação de documento de identificação original com foto. Os estudantes devem usar caneta esferográfica de tinta preta feita de material transparente. Os candidatos podem entrar nos locais de prova com água e comida. Estão proibidos lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, impressos, dispositivos eletrônicos, óculos escuros e chapéus.