Topo

Inscritos do Enem 2015 estão apreensivos com 2º dia de prova

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo

25/10/2015 13h00

O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 foi bastante conteudista -- e supreendeu alguns candidatos que estão preocupados com as questões deste domingo (25). Por isso, os alunos ouvidos pelo UOL em quatro capitais estão apreensivos com a avaliação de hoje. O Enem tem fama de ser uma prova que exige mais interpretação que conteúdo.

Os inscritos respondem 90 perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e também têm que elaborar uma redação. 

"A gente está acostumado com as questões mais interpretativas. É uma característica do Enem, mas a prova de ontem estava muito conteudista. Foi para quem realmente estudou bastante", avalia a Clara Haim, 16, que faz prova no Rio de Janeiro. "Muitas matérias que praticamente não caiam, como ondas, caíram pela primeira vez."

A cantineira Isabel Carvalho, 55, disse ter ficado "meio perdida" na prova de ontem. Segundo ela, química a deixou confusa. Ela vai fazer a prova deste domingo na PUC-BH, em Belo Horizonte. Ela pretende cursar assistência social. E aposta que o tema da redação será sobre a redução da maioridade penal.

Revisão de última hora

As inscrições para os 7,7 milhões de candidatos ao Enem foram abertas no primeiro semestre, mas há ainda quem deixe para fazer revisões de última hora enquanto os portões da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, não se fecham.

Aspirante ao curso de serviço social é Eloah Rolandi, 19. "Estudei o ano inteiro. Não quero encher muito a cabeça agora", diz a jovem enquanto verifica as atualizações do seu Facebook. "Acho que a crise política e financeira pela qual o Brasil passa é que vai ser o tema da redação", opina a jovem.

"Estou estudando juros compostos. Isso caiu no ano passado", diz Felipe Bratfisch, 17, que pretende conseguir uma bolsa para estudar medicina.

Ana Luiza Neiva d'Oliveira, 16, quer também ser médica e presta o exame como treineira em Curitiba. "Estou dando uma olhadinha em uma apostila de resumo. Já quero ficar preparada para quando fizer a prova definitiva".

Redação

Para as irmãs Marcela, de 17 anos, e Ludmila Fernandes, de 19, a prova deste sábado não estava difícil de fazer, mas química foi a disciplina que deu mais trabalho. "Química estava bem difícil. Hoje na redação acredito que possa cair alguma coisa sobre os refugiados da Síria", afirma a mais nova, que está no terceiro ano do ensino médio e pretende cursar gastronomia.

Fabiana dos Santos, 33, também disse que o tema refugiados tem força, mas que lamentaria caso realmente caísse no exame. "Eu acho um tema difícil de ser abordado, ainda mais para mim que estudei quase nada", comenta a funcionária pública que quer usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa no curso de direito.

A aluna Andréa Freire,18, que faz o Enem pela terceira vez, achou o grau de dificuldade das questões deste maior que o do ano passado. "Acertar as questões de química, física e biologia estava difícil até para quem estudou bastante", disse a inscrita no Rio de Janeiro. "Agora minha expectativa está na redação."