Topo

Correção extraoficial UOL/Objetivo tem 7 questões alteradas

Do UOL, em São Paulo

28/10/2015 17h31

Após a divulgação do gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015, o Curso e Colégio Objetivo alterou as respostas de sete questões do gabarito extraoficial, produzido em parceria com o UOL. Os professores da instituição afirmaram que alguns exercícios deram margem a duas respostas.

As questões com resposta alterada foram: 17, 37, 55, 109, 113, 118 e 130 (caderno amarelo). A professora de português Elizabeth Massaranduba elogiou os textos escolhidos pelo exame, mas criticou as alternativas dos exercícios. "O problema foi que as alternativas estavam dúbias, algumas questões poderiam ter mais de uma possibilidade", afirma.

Para Daily de Matos, professor de história, a questão de número 17 da prova amarela, sobre abolição da escravatura, teve uma "pegadinha". "O Enem diz que não faz isso, mas o enunciado dessa questão gera confusão por conta da inversão. Geralmente o primeiro texto é a base, e o segundo irá concordar ou discordar. Nesse caso foi o contrário", afirma.

Já em física, a questão de número 55 da prova amarela também gerou dúvida. "Existem dois fenômenos para explicar o que eles pediram [Fata Morgana], a refração e a reflexão, alternativas B e D", diz o professor Eduardo Figueiredo.